Notícias

ver todas
QR Code facilita consulta aos pontos de venda da Zona Azul

Uma parte das placas de sinalização vertical da Zona Azul (estacionamento rotativo pago) receberam um QR Code, que facilita a localização dos pontos de venda mais próximos. O código pode ser escaneado pela câmera do celular, possibilitando a consulta rápida dos estabelecimentos que comercializam o cartão de Zona Azul.  

No final de 2020, cerca de 50 placas receberam a sinalização com QR Code na região central, em trechos das vias Dr. Quirino, Dr. Costa Aguiar, General Osório, Dr. Thomaz Alves, Ernesto Kuhlmann, Tiradentes, Padre Vieira, Visconde do Rio Branco, Ferreira Penteado, Antônio Cesarino e Praça Felipe Selhi (Álvares Machado x Cônego Cipião).

O QR Code é um código de barras em 2D que, ao ser lido pela câmera de celulares Android e iOS (iPhone), permite a visualização de páginas da internet e outros conteúdos. A leitura é feita a partir do aplicativo nativo da câmera. Em alguns dispositivos, é necessário baixar um aplicativo de leitura. 

A leitura do QR Code impresso nas placas de Zona Azul direciona o usuário para um mapa que indica os pontos de venda credenciados em Campinas. A tecnologia identifica a localização atual do usuário, permitindo a seleção dos pontos mais próximos para consulta do endereço e horário de funcionamento. O uso do QR Code para facilitar o acesso da população aos pontos de venda foi proposta por um colaborador da empresa, que atua como agente da Mobilidade Urbana. 

Atualmente, são cerca de 70 pontos de venda credenciados. A relação completa também pode ser consultada no site da Emdec, na seção “Trânsito”, “Zona Azul”, “Relação de postos de venda”. E ainda por meio do aplicativo da Emdec, disponível para download no Google Play e App Store. A opção “Zona Azul – Pontos de Venda” traz o mapeamento dos estabelecimentos credenciados. 

Estacionamento rotativo 
O Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas (Zona Azul) foi implantado em 1995, com o objetivo de democratizar a utilização do solo público e facilitar o acesso da população à região central do município. A Zona Azul disponibiliza, atualmente, em torno de 1,9 mil vagas aos motoristas, divididas entre as regiões central e Guanabara. 
 
Cada local tem um tempo determinado de permanência, que pode ser de 1h, 2h ou 5h. Para utilizar o sistema, o motorista paga o valor único e fixo de R$ 4,00 pelo cartão da Zona Azul, à venda nos pontos credenciados. O cartão deve ser preenchido pelo motorista e deixado em local visível no interior do veículo, para conferência dos agentes da Mobilidade Urbana.
 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 01 de Fevereiro de 2021 às 12:22