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Corredor BRT e novo viaduto são ativados na Av. JBD, na região da PUCC II e Jardim Roseira

A implantação do BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) campineiro chega à segunda obra de arte ativada e entregue, nas regiões do Jardim Roseira e Jardim Ipaussurama. O viaduto com passagem superior está inserido no trecho de cerca de 1 km da Avenida John Boyd Dunlop (JBD), que está sendo liberado para circulação de veículos, nesta sexta-feira, 6 de novembro.

O trecho integra o Corredor BRT Campo Grande e abrange desde a altura da Avenida Brasília, passando pelo campus II da PUCC, até o Shopping Parque das Bandeiras. Somados aos trechos ativados anteriormente, cerca de 40% do Corredor BRT Campo Grande já está liberado para circulação. São quase 7 km de faixas exclusivas do Corredor Campo Grande ativadas para uso do sistema convencional de transporte, desde a região do Jardim Aurélia até o Jardim Florence.

Construído na altura da Rua Sebastião Lázaro da Silva, o novo viaduto possui 28 metros de extensão e 4,5 metros de altura. A passagem superior tem 25 metros de largura; a estrutura principal é formada por seis pilares de 1,2 metro de diâmetro; e nove vigas de 20 metros de extensão e 1,2 metros de altura. O novo viaduto foi denominado “Dom Bruno Gamberini”, em homenagem ao saudoso arcebispo de Campinas, falecido em 2011. 

Com a implantação da estrutura, foram eliminados dois conjuntos semafóricos – no cruzamento das avenidas JBD e Brasília; e na altura da PUCC II, priorizando o transporte público e ampliando a fluidez viária na região. Sob o viaduto, serão realizados os retornos, tanto no sentido bairro (Hospital da PUCC / Campo Grande), quanto no sentido Centro (Avenida Brasília / Jardim Roseira). 

O trecho liberado conta com dez faixas de rolamento, predominantemente. Na passagem superior, são quatro faixas expressas (duas por sentido) para os veículos em geral e uma por sentido para o transporte público coletivo. Nas marginais, são mais quatro faixas (duas por sentido). 

A partir do dia 9 de novembro, a transposição da John Boyd Dunlop pela Avenida Brasília (sentido bairro) deixará de ser permitida definitivamente. Os motoristas que trafegam pela Avenida Paulo Provenza Sobrinho, com destino à região do Campo Grande, deverão seguir pelas vias Giuseppe Caggiano e Dr. Libarit Sarian, passando sob o novo viaduto para acessar o sentido bairro da Avenida JBD. A velocidade máxima permitida no trecho está fixada em 50 km/h; com exceção dos pontos que permanecem em obras, que será de 40 km/h. 

 

   

Operação Transporte
A partir desta sexta-feira (6/11), seis linhas de ônibus passam a circular no Corredor BRT, com embarque e desembarque pela esquerda. São elas: 212, 221, 222, 223, 224 e 229. Juntas, elas transportam cerca de 39 mil passageiros diariamente. Dois pontos de ônibus provisórios foram ativados no corredor da Avenida JBD, próximo ao Hospital da PUCC.
 
Outras oito linhas de ônibus seguem utilizando os pontos existentes nas marginais da Avenida JBD, com embarque e desembarque pela faixa da direita. São elas: 134, 210, 211, 213, 228, 230, 231 e 239. São cerca de 33 mil passageiros transportados diariamente. 
 
Por conta da nova dinâmica de circulação no cruzamento das avenidas JBD e Brasília, quatro linhas de ônibus terão os itinerários ajustados, a partir do dia 9 de novembro. As linhas 213, 228 e 239 passam a retornar pelo “Balão do Londres”. Já a linha 116, no sentido Terminal Ouro Verde, cumprirá retorno na Avenida JBD, sob o novo viaduto, seguindo pelas vias Geraldo Sussolini e Brasília. Dessa forma, as quatro linhas atenderão aos pontos de ônibus localizados na altura da Faculdade Anhanguera (FAC) e anterior ao cruzamento com a Avenida Brasília. 
 
O trecho liberado conta com a futura Estação BRT Roseiras/PUCC, que está sendo finalizada. A estação já recebeu estrutura metálica e envidraçamento, restando detalhes da etapa de acabamento e identificação visual. 
 
A extensão liberada promove a integração entre o transporte público e a mobilidade ativa. Em um trecho do canteiro central da Avenida Brasília, ocorre a construção da ciclovia “Opasa”, de cerca de 3,7 km de extensão. A ciclovia é implantada em uma faixa de dutos de óleo, cedida pela empresa Transpetro. O dispositivo liga a região do Corredor BRT Campo Grande (Vila Padre Manoel de Nóbrega) à região do Corredor BRT Ouro Verde (Jardim Santa Lúcia). As obras estão em andamento e parte da ciclovia já está sinalizada. 
 
Outros benefícios
  • Pavimento de concreto no corredor BRT: longa durabilidade e mais resistente ao fluxo intenso de veículos;
  • Requalificação asfáltica das faixas dedicadas ao tráfego comum;
  • Nova sinalização viária vertical e horizontal;
  • Paisagismo no canteiro central (implantação de grama); 
  • Iluminação em LED no corredor, com a fiação subterrânea: mais segurança aos usuários do transporte público no período noturno e requalificação visual da região.
BRT campineiro
Este é o décimo primeiro trecho dos Corredores BRT liberado para circulação, totalizando cerca de 18 km. O trecho liberado integra o Lote 2 do BRT campineiro; e é parte do trecho 2 do Corredor Campo Grande. A responsável pela execução das obras é a empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio. 
 
No total, o BRT Campo Grande tem 17,9 km de extensão. Juntos, os três corredores BRT – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão. O desenvolvimento das obras do BRT como um todo atingiu 86% e cerca de 96% dos corredores estão pavimentados. Quatorze das 18 pontes e viadutos estão em execução; 20 das 37 estações foram finalizadas; e um dos seis terminais previstos já foi parcialmente ativado, no Jardim Satélite Íris. 
 

 

Última alteração em 20 de Novembro de 2020 às 09:17