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Sistemas cicloviários são ativados na Avenida Princesa D’Oeste e no Swiss Park

Duas novas ciclovias foram incorporadas à malha cicloviária municipal, ampliando as opções disponíveis para a adesão à mobilidade ativa. A Administração Municipal anunciou, nesta quarta-feira, 7 de outubro, a ativação da nova ciclovia localizada na Avenida Princesa D’Oeste, no Jardim Proença; e do sistema cicloviário misto construído no Bairro Swiss Park.

A ciclovia Princesa D’Oeste foi denominada “Antônio Pedroso de Camargo” e possui cerca de 1 km de extensão. Construído no canteiro central da Avenida Princesa D’Oeste, o novo equipamento abrange o trecho entre a Rua Conde D'Eu, na altura do Estádio Brinco de Ouro; e a Praça Angenor Oliveira “Cartola”. 

O pavimento é de concreto, com largura de 2,5 metros. A arborização existente foi preservada, houve revitalização do paisagismo e instalação de lixeiras ao longo da ciclovia. O equipamento conta com postes de iluminação em toda a extensão. 

  

A ordem de serviço que autorizou a construção foi emitida em junho de 2020. As obras foram finalizadas em menos de quatro meses. A execução foi viabilizada por meio de contrapartida de empreendimento instalado naquela região. 

O percurso atende a região central e aos bairros Jardim Proença, Vila Lemos e outros. A região conta com diversos polos geradores de tráfego, como condomínios e agências bancárias. A Escola Estadual “Professor José Vilagelin Neto” fica a cerca de 150 metros da ciclovia.

Swiss Park
O Bairro Swiss Park foi contemplado com um sistema cicloviário misto, composto por ciclofaixa bidirecional de 7,4 km de extensão e ciclovia de 0,6 km de extensão, totalizando quase 8 km de extensão construída. A ciclofaixa conta dois sentidos de circulação separados. 
 
O sistema cicloviário foi construído ao longo e adjacente ao canteiro central da Avenida Dermival Bernardes Siqueira Barbosa, entre a Avenida Antônio Artioli e o último retorno da Avenida Dermival Bernardes, no sentido Rodovia Lix da Cunha (SP-073) / Estrada Velha de Indaiatuba.
 
  
 
O pavimento é predominantemente asfáltico, com trechos em concreto no canteiro central e largura de 1,5 metro por lado. O sistema misto possui dispositivos de segregação nos locais de desaceleração e cruzamentos. A avenida onde está instalada a ciclofaixa conta com iluminação e paisagismo no canteiro central.
 
A execução e a sinalização cicloviária foram viabilizadas por meio de contrapartida de empreendimentos residenciais construídos na região. O sistema cicloviário misto atravessa diversos empreendimentos residenciais de alto padrão e polos comerciais. 
 
Sistema cicloviário
Com as novas ciclovias ativadas, Campinas já acumula cerca de 57 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas). O sistema cicloviário municipal é articulado com os principais eixos do transporte público. 
 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 21 de Outubro de 2020 às 17:17