Nesta quinta-feira, 1º de outubro, ocorreu a liberação total do trecho de cerca de 1 km do Corredor BRT Campo Grande, na região do Jardim Aurélia. O sistema convencional de transporte público já opera nas faixas exclusivas e as pistas expressas, construídas sob um novo complexo de viadutos, também estão liberadas para a circulação do tráfego em geral. O trecho fica na Avenida John Boyd Dunlop e abrange desde a altura da Avenida Império do Sol Nascente até o Viaduto da Rodovia Anhanguera (SP-330).
Sete linhas de ônibus do sistema convencional de transporte público passaram a trafegar no Corredor BRT. São elas: 210, 212, 221, 222, 223, 224 e 229. Juntas, elas transportam cerca de 42 mil passageiros por dia. Dois pontos de ônibus provisórios foram implantados no corredor, na altura do Shopping Unimart, para atender aos usuários destas linhas.
Outras oito linhas de ônibus seguem trafegando nas marginais da Avenida JBD: 116, 134, 211, 230, 231, 240, 241 e 249. Juntas, elas transportam cerca de 40 mil passageiros por dia. Os pontos de ônibus existentes nas marginais, na altura do Shopping Unimart, não foram alterados. O trecho conta ainda com a estação BRT Jardim Aurélia, que será ativada futuramente.
A extensão liberada possui dez faixas de rolamento no total. São quatro faixas (duas por sentido) nas pistas expressas e quatro faixas (duas por sentido) nas marginais, destinadas ao tráfego em geral. E duas faixas exclusivas para o sistema de transporte público coletivo (uma por sentido), junto ao canteiro central.
As faixas exclusivas são feitas em pavimento de concreto, mais resistentes ao fluxo intenso de veículos. As faixas dedicadas ao tráfego em geral, nas marginais, receberam requalificação asfáltica. A iluminação dos corredores é em LED, com a fiação subterrânea.
A região recebeu nova sinalização viária; tanto vertical (placas), como horizontal (solo). O canteiro central recebeu paisagismo (implantação de grama) e foram instalados novos conjuntos semafóricos. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h ao longo do trecho liberado; e é reduzida para 40 km/h nos pontos que permanecem em obras.
As obras incluíram escavações para rebaixamento do eixo das pistas expressas existentes. Com isso, o tráfego de veículos nas faixas expressas e nas faixas exclusivas ocorre nas passagens inferiores, construídas sob a Avenida JBD.