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Faixas exclusivas e pistas expressas são ativadas em trecho de 1 km, no Jardim Aurélia

Nesta quinta-feira, 1º de outubro, ocorreu a liberação total do trecho de cerca de 1 km do Corredor BRT Campo Grande, na região do Jardim Aurélia. O sistema convencional de transporte público já opera nas faixas exclusivas e as pistas expressas, construídas sob um novo complexo de viadutos, também estão liberadas para a circulação do tráfego em geral. O trecho fica na Avenida John Boyd Dunlop e abrange desde a altura da Avenida Império do Sol Nascente até o Viaduto da Rodovia Anhanguera (SP-330).

Sete linhas de ônibus do sistema convencional de transporte público passaram a trafegar no Corredor BRT. São elas: 210, 212, 221, 222, 223, 224 e 229. Juntas, elas transportam cerca de 42 mil passageiros por dia. Dois pontos de ônibus provisórios foram implantados no corredor, na altura do Shopping Unimart, para atender aos usuários destas linhas.

Outras oito linhas de ônibus seguem trafegando nas marginais da Avenida JBD: 116, 134, 211, 230, 231, 240, 241 e 249. Juntas, elas transportam cerca de 40 mil passageiros por dia. Os pontos de ônibus existentes nas marginais, na altura do Shopping Unimart, não foram alterados. O trecho conta ainda com a estação BRT Jardim Aurélia, que será ativada futuramente.

A extensão liberada possui dez faixas de rolamento no total. São quatro faixas (duas por sentido) nas pistas expressas e quatro faixas (duas por sentido) nas marginais, destinadas ao tráfego em geral. E duas faixas exclusivas para o sistema de transporte público coletivo (uma por sentido), junto ao canteiro central. 

As faixas exclusivas são feitas em pavimento de concreto, mais resistentes ao fluxo intenso de veículos. As faixas dedicadas ao tráfego em geral, nas marginais, receberam requalificação asfáltica. A iluminação dos corredores é em LED, com a fiação subterrânea. 

A região recebeu nova sinalização viária; tanto vertical (placas), como horizontal (solo). O canteiro central recebeu paisagismo (implantação de grama) e foram instalados novos conjuntos semafóricos. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h ao longo do trecho liberado; e é reduzida para 40 km/h nos pontos que permanecem em obras. 

As obras incluíram escavações para rebaixamento do eixo das pistas expressas existentes. Com isso, o tráfego de veículos nas faixas expressas e nas faixas exclusivas ocorre nas passagens inferiores, construídas sob a Avenida JBD. 

  

Complexo de viadutos
O trecho inclui o primeiro complexo de viadutos do BRT campineiro totalmente ativado, localizado entre as avenidas José Pancetti e Antônio Carvalho Miranda. A alça que permite a transposição no sentido Jardim Miranda – Jardim Aurélia foi liberada para circulação no dia 30 de setembro. Já a alça que viabiliza a transposição no sentido oposto foi ativada em dezembro de 2019, incluindo travessia de pedestres. 
 
Formado por dois viadutos, o complexo elimina um ponto de cruzamento em nível, resultando em ganho de tempo nos percursos e privilegiando o transporte público. O viaduto é formado por vias superiores, com 28 metros de vão total; e vias inferiores, com duas pistas de sete metros de extensão e cerca de seis metros de altura.
 
BRT Campo Grande
Esta é a nona liberação de trechos dos Corredores BRT no município, totalizando quase 16 km. O trecho liberado integra o Lote 2 do BRT campineiro e é parte do trecho 2 do Corredor Campo Grande. O trecho 2 vai da Vila Aurocan até o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes, com 5 km de extensão. A responsável pela execução das obras é a empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio.
 
Ao todo, o BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida JBD, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Juntos, os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão. 
 

 

Autor: Ângela Silva Última alteração em 01 de Outubro de 2020 às 15:09