Notícias

ver todas
Nova etapa do BRT Campo Grande interdita trecho da Rua Dr. Mascarenhas

As obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande, na região central, avançam para a Rua Dr. Mascarenhas, a partir desta quarta-feira, 2 de setembro. Para a execução da nova etapa, a via será totalmente interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre as vias Saldanha Marinho e Andrade Neves.

O cruzamento com a Rua Onze de Agosto estará liberado para circulação. Também haverá pré-bloqueio na Avenida João Penido Burnier (sentido Centro-bairro), no trecho entre as vias Senador Saraiva e Saldanha Marinho. Os acessos locais (residencial e comercial) serão garantidos. 

O local recebe a implantação de faixas exclusivas para os veículos BRT, com pavimento de concreto; além de trabalhos de drenagem. A previsão inicial é que as obras se estendam por cerca de 60 dias. 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas programou desvios para garantir a circulação dos motoristas e dos ônibus do transporte público coletivo. Os motoristas que trafegam pela Avenida Orosimbo Maia e Rua Jorge Miranda deverão seguir pela pista externa da Avenida Senador Saraiva e acessar a Avenida Benjamin Constant para chegar à Andrade Neves. Na sequência, será possível acessar o trecho liberado da Rua Dr. Mascarenhas. 

O desvio será utilizado por cinco linhas de ônibus do transporte público coletivo, que têm como destino o Terminal Metropolitano e as regiões do Campo Grande e Padre Anchieta. São elas: 212, 212.1, 264, 366 e 396.

Já os motoristas que trafegam pela Rua José Paulino ou Benjamin Constant devem seguir diretamente por esta avenida, acessando a Andrade Neves na sequência. Onze linhas de ônibus, que atendem o Terminal Metropolitano, utilizarão este desvio: 132, 213, 213.1, 341, 349, 357, 385, 386, 403, 408 e 408.1. 

Por conta dos desvios, dois pontos de ônibus serão temporariamente desativados, na Avenida João Penido Burnier (posterior à Rua Culto à Ciência) e na Rua José Paulino (posterior à Rua Barreto Leme). Para o atendimento dos usuários que utilizam este último ponto, a Emdec implanta uma parada provisória na Avenida Benjamin Constant, após o cruzamento com a Rua José Paulino.  

Etapas
Atualmente, a região central recebe obras simultâneas nas vias Marquês de Três Rios e João Penido Burnier. Nesta última, são construídas as estações do futuro Terminal BRT Mercado.
 
 
 
As frentes de obras na região central integram o Lote 1, Trecho 1 da implantação dos Corredores BRT. O trecho 1 compreende a ligação entre a região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo o Corredor Perimetral, com 4,1 km. Juntos, os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão e têm custo total de R$ 451,5 milhões. 
 
A população pode esclarecer dúvidas sobre a implantação dos Corredores BRT pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. 
 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 02 de Setembro de 2020 às 10:37