Notícias

ver todas
Emdec debate fontes de energia limpa em videoconferência organizada pela Unicamp

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) participou de um debate virtual organizado pela Faculdade de Engenharia Química da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas. A videoconferência, que ocorreu na última quarta-feira, 26 de agosto, discutiu fontes de energia limpa aplicáveis ao transporte público coletivo.

Divididos em grupos, os graduandos apresentaram quatro propostas para o desenvolvimento de combustíveis alternativos, sustentáveis e menos poluentes; que podem ser utilizados na frota do transporte público coletivo. 

O secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, representou a Emdec. A participação do secretário foi motivada por sua expertise nos setores elétrico e de transporte público. Ele apresentou contribuições ao tema, destacando a implantação do modelo de Mobilidade Elétrica no sistema de transporte público de Campinas. 

O uso de veículos movidos à energia limpa integra a Política Nacional da Mobilidade Urbana, que estabelece a promoção do desenvolvimento sustentável, com a mitigação dos custos ambientais e socioeconômicos dos deslocamentos nas cidades.

Mobilidade Elétrica
A nova licitação do transporte público coletivo prevê a criação da chamada “Área Branca” em Campinas, que terá somente a circulação de veículos movidos por energia limpa (ônibus elétricos ou híbridos). A “Área Branca” será na região central, com aproximadamente 3 km² e perímetro de 7 km. A previsão é que dos 785 veículos que irão compor a frota do sistema, 339 sejam movidos à energia elétrica, incluindo aqueles que circularão pelos Corredores BRT. 
 
Atualmente, Campinas possui 15 ônibus elétricos em operação no sistema de transporte público coletivo, além de dois veículos híbridos (diesel e elétrico). O município conta ainda com três táxis elétricos em circulação. 
 
Última alteração em 11 de Setembro de 2020 às 11:25