Notícias

ver todas
Emdec ativa sistema on-line para solicitações relativas às multas de trânsito

Os motoristas autuados nas vias de Campinas já podem realizar os procedimentos relacionados às multas de trânsito de forma remota, por meio do site e do aplicativo da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Pelo novo sistema “Multas de Trânsito”, ativado no dia 14 de agosto, é possível dar entrada nas seguintes solicitações, pelo computador, smartphone ou tablet: Identificação de Condutor Infrator; Defesa da Autuação; Conversão de Multa em Advertência; e Recursos em 1ª Instância (JARI) e 2ª Instância (CETRAN). 

Estes serviços estarão disponíveis na opção “Protocolos de Multas” do portal da Emdec; e em “Novo Protocolo” no aplicativo. A funcionalidade “Consulta de Multas”, já disponível no site e no aplicativo da Emdec, fica mantida. Por ela, é possível pesquisar todas as autuações e multas de trânsito municipais do veículo, indicando a placa e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Esta ferramenta também permite a emissão da segunda via do boleto para pagamento da multa. 

Com a ativação do novo sistema, o atendimento presencial para os serviços citados foi desativado na sede da Emdec e também no posto do Poupatempo Campinas Shopping. Os cidadãos que ainda optarem pelo protocolo presencial deverão procurar os postos da Emdec no Agiliza Campinas Barão Geraldo, Campo Grande e Ouro Verde. O atendimento ao público nesses locais está ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. É necessário apresentar cópias dos documentos exigidos e os respectivos requerimentos já preenchidos. 

Também é possível enviar a documentação relativa à opção pleiteada pelos Correios, no endereço Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, Campinas-SP, CEP 13035-270. Na seção “Multas de Trânsito”, do portal da Emdec, estão disponíveis os requerimentos, prazos para tramitação e a relação de documentos necessários para cada solicitação.  

O aplicativo da Emdec está disponível para download, gratuitamente, no Google Play (para smartphones e tablets com sistema operacional Android) e App Store (para sistemas operacionais iOS). Para instalar, é preciso acessar a loja de aplicativos correspondente e buscar pela palavra “Emdec”.

Como acessar 
No primeiro acesso à plataforma “Consulta de Multas”, pelo site ou aplicativo da Emdec, o usuário deverá realizar um cadastro, indicando o CPF ou CNPJ, nome completo, e-mail e senha. O próximo passo é selecionar o tipo de solicitação desejada: Identificação de Condutor Infrator; Conversão de Multa em Advertência; Defesa da Autuação; e Recursos em 1ª e 2ª Instância. 
 
 
 
Na sequência, o usuário deve pesquisar a multa em questão pelo Auto de Infração de Trânsito (AIT) e placa do veículo. O sistema permite apenas um protocolo para cada Auto de Infração.
 
 
Para cada uma das opções disponíveis, um formulário específico deverá ser impresso, preenchido e digitalizado para envio. A documentação necessária também deve ser digitalizada e enviada. O sistema permite arquivos nos formatos PDF, JPG e PNG. 
 
A digitalização pode ser realizada pela câmera do celular, desde que o enquadramento permita a completa visualização dos documentos. A ferramenta possui interface intuitiva. Caso o usuário deixe de enviar algum dos documentos exigidos, receberá um aviso para sanar o erro. 
 
Após o envio, os documentos passam por um processo de conferência. Na medida em que o processo avança, o usuário poderá conferir o status da solicitação, também de forma remota. 
 
As dúvidas podem ser esclarecidas pela população pelo telefone 118, na opção 5; ou pelo formulário on-line Fale Conosco Emdec Web, na opção Infrações/Multas.
 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 17 de Agosto de 2020 às 11:59