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Novo Fale Conosco Emdec agiliza atendimento remoto

Uma nova versão do canal on-line de atendimento ao público da Empresa Municipal de  Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o Fale Conosco Emdec Web, está disponível para a população desde o mês de maio, no endereço www.emdec.com.br/faleconosco.

Duas novidades foram incorporadas ao formulário eletrônico. “Nossa filosofia é inovar, simplificar a vida da população e reduzir custos. O novo Fale Conosco Emdec Web segue esta linha, com foco na desburocratização do atendimento”, comenta secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Ao formalizar sua solicitação, o usuário agora pode anexar até seis arquivos em .PDF, .JPG ou .PNG. O avanço viabiliza a tramitação de documentos e a inclusão de imagens para embasar as solicitações. 

 

Outra mudança é que deixou de ser obrigatório o cadastro prévio para envio da mensagem. Apesar de facultativo, a Emdec recomenda que dados como nome, e-mail e telefone sejam informados, salvo em denúncias que se justifiquem anônimas. O envio das informações embasa as estatísticas das solicitações enviadas ao órgão. 

Além disso, ao informar um e-mail de contato, o munícipe recebe as atualizações sobre o andamento da solicitação registrada. Caso opte pelo registro anônimo, deverá consultar o status manualmente, pelo número do protocolo gerado. Tanto o cadastro quanto a consulta de solicitações também podem ser realizadas pelo aplicativo da Emdec, disponível para tablets e smartphones, para sistemas Android e iOS.

Passo a passo
O formulário eletrônico “Fale Conosco Emdec Web” oferece as seguintes opções:
 
Fiscalização de trânsito – Reclamações e solicitações;
Ônibus – Reclamações e solicitações;
Sinalização – Implantação, alteração ou manutenção;
Infrações/Multas – Esclarecimentos e solicitações;
Atendimento – Esclarecimentos de protocolos;
Outros assuntos – Diversos.
 
A partir da opção selecionada, o usuário deverá preencher os campos com as informações associadas. Na segunda tela, há um campo de no mínimo 20 e no máximo 1.200 caracteres para o registro da mensagem. Abaixo, a possibilidade de anexar até seis arquivos, como documentação e fotos, nas extensões .PDF, .JPG ou .PNG, com limite de 500 Kb por arquivo.
 
O próximo passo é identificar o local da ocorrência, informando o CEP. Uma vez selecionado o logradouro, basta acrescentar o número, possível complemento, bairro e ponto de referência. Na terceira e última tela, o solicitante deve optar por informar os dados de contato (nome, e-mail e telefone). 
 
Transportadores
A habilitação do recurso de digitalização de documentos no “Fale Conosco Emdec Web”, foi estendida também aos taxistas, transportadores escolares, de ônibus fretados, permissionários do sistema alternativo de ônibus e transportadores que fazem mudanças/fretes em pontos fixos. Atualmente, a emissão on-line das guias de arrecadação das taxas correspondentes pode ser realizada na seção “Transporte” do portal da Emdec.  
 
 
Depois de quitar o boleto, o novo “Fale Conosco Emdec Web” entra em cena, permitindo que a categoria complete a regularização dos serviços a distância. O transportador deverá acessar a opção “Modais – Carga, Escolar, Fretado, Táxi e STAM” e informar o número do documento do transporte (COTAC, COTAX, Permissão). Na página seguinte, é necessário descrever detalhadamente o que está sendo regularizado e anexar os documentos exigidos, junto com o comprovante de pagamento da guia de arrecadação. 
 
O número de protocolo gerado deve ser anotado para posterior acompanhamento da solicitação. A consulta pode ser feita na seção Consulta de Protocolo do site ou pelo aplicativo da Emdec. O e-mail informado também recebe notificações sobre as atualizações na tramitação.
 
Canais de atendimento
Além do Fale Conosco Web, a Emdec disponibiliza outros canais de atendimento à população:
Fale Conosco Emdec 118: telefone em que as emergências de trânsito são atendidas 24 horas, na opção 1. Ligações de fora de Campinas devem ser feitas no (19) 3731-2910;
Fale Conosco Emdec Postal (Correios);
Fale Conosco Emdec Presencial (balcões de atendimento da Sede, Agiliza Campinas e Poupatempo Campinas Shopping). A pandemia da Covid-19 causou alterações nos atendimentos – os balcões permanecem todos fechados. 
 
Última alteração em 08 de Setembro de 2021 às 11:25