Notícias

ver todas
Aplicativo da Emdec conta com novas funcionalidades

Lançado em maio, o aplicativo que reúne os principais serviços prestados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) recebeu uma nova versão no mês de julho. Três novas opções foram adicionadas, elevando o total de funcionalidades disponíveis para doze.

Na atualização, foram adicionadas as opções “Vagas Exclusivas”, “Consulta de Transporte” e “Fale Conosco” (abertura de solicitação). A previsão é que o aplicativo receba mais uma nova atualização neste mês de agosto. 

Pelo novo recurso “Vagas Exclusivas”, é possível solicitar e emitir credenciais para estacionamento em vagas especiais, destinadas aos idosos, pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção. A solicitação é feita mediante a indicação do CPF e data de nascimento do beneficiário, seguida de preenchimento dos dados pessoais (nome, RG, filiação, sexo, endereço, telefone e e-mail). Portadores de deficiência devem indicar também a Classificação Internacional de Doenças (CID-10). 

A última etapa consiste em anexar cópia do documento de identificação. Esse processo se torna muito mais intuitivo no aplicativo, já que os documentos podem ser enviados diretamente do celular, bastando usar a câmera do aparelho para tirar uma foto.

  

O aplicativo também permite que o beneficiário consulte o andamento da sua solicitação. Uma vez deferida, a credencial de estacionamento em vaga exclusiva pode ser gerada pelo celular e compartilhada, diretamente do aplicativo, por e-mail, Whatsapp, SMS e outros recursos disponíveis, para posterior impressão. 

O recurso “Fale Conosco” também foi otimizado na segunda versão do aplicativo. Agora, é possível abrir um protocolo diretamente do celular, registrando dúvidas, sugestões ou reclamações relativas ao trânsito, transporte, sinalização, entre outros assuntos. 

Na versão anterior, apenas a consulta a uma solicitação/protocolo existente estava disponível. Agora, essa opção foi agregada ao “Fale Conosco”.

Para embasar as solicitações, o aplicativo possui integração com a câmera do celular, permitindo o envio de fotos tiradas instantaneamente; ou mesmo a seleção de imagens e arquivos contidos no aparelho, nos formatos .PDF, .JPG e .PNG.

 

Consulta de modais
O terceiro recurso adicionado ao aplicativo da Emdec é a “'Consulta de Transporte”, que permite que os cidadãos verifiquem a situação cadastral dos veículos que prestam serviços de transporte por aplicativo, fretamento ou escolar. O objetivo é oferecer mais segurança aos usuários, garantindo que os serviços sejam prestados dentro da regulamentação. 
 
Neste primeiro momento, está disponível a consulta por meio da placa do veículo. Vale destacar que a consulta é integrada ao banco de dados das empresas intermediadoras dos serviços, que repassam à Emdec as informações.
 
 
 
Confira as demais funcionalidades disponíveis no aplicativo da Emdec:
  • Como chegar de ônibus: traçar rotas / indicação de linha de ônibus
  • Consulta de linhas do transporte público coletivo: busca por modalidade, número da linha ou proximidade
  • PAI-Serviço: agendamento e consulta
  • Consulta de Multas e Débitos
  • Parcelamento de Multas
  • Acompanhamento das Obras dos Corredores BRT
  • Mapa Interativo das Ciclovias 
  • Isenção do Rodízio (cadastro e consulta). Obs: O projeto de lei que estabelece regime emergencial de restrição da circulação de veículos está em discussão na Câmara Municipal
  • Últimas Notícias 
Acessos 
Até o mês de julho, a nova ferramenta da Emdec já somava 21,4 mil downloads nas lojas de aplicações para celulares. Foram 18.730 downloads pelo sistema Android e 2.702 pelo sistema iOS.
 
“Esse número mostra que estamos no caminho certo ao apostar em soluções tecnológicas e inovadoras, que facilitam a rotina e o dia a dia da população”, observa o secretário de Transportes. 
 
O aplicativo da Emdec está disponível para download, gratuitamente, no Google Play (para smartphones e tablets com sistema operacional Android) e App Store (para sistemas operacionais iOS). Para instalar, é preciso acessar a loja de aplicativos correspondente e buscar pela palavra “Emdec”. 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 07 de Agosto de 2020 às 10:55