Notícias

ver todas
Emdec implanta inovadora lombada removível na Vila Marieta

Como parte das medidas realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para ampliar a segurança viária, o município recebeu a primeira lombada removível em concreto e ferro. O dispositivo redutor de velocidade foi instalado na última quinta-feira, 16 de julho, na Rua Dr. Luís Silvério, junto a um dos portões da CEI (Centro de Educação Infantil) Prof. Hilário Pereira Magro Jr., na Vila Marieta.

O projeto inovador é fruto de uma parceria entre a Emdec e a empresa Verssat Indústria e Construção, detentora da concessão para renovação dos abrigos de ônibus no município. A área de inovação e tecnologia para mobilidade urbana da Emdec idealizou o modelo pioneiro, que foi desenvolvido, construído e implantado pela Verssat, sem custos para o município. 

Toda a sinalização (horizontal e vertical) da lombada removível foi realizada pela Emdec. A instalação foi precedida de um período de cinco meses de testes, que incluiu o desenvolvimento de um protótipo instalado na sede da Emdec. 

A característica modular permite que a lombada seja removida e transferida para outro local, sem danos ao viário. A mobilidade também favorece que o dispositivo seja economicamente viável. 

“Esta inovadora proposta garante maior flexibilidade no enfrentamento de situações transitórias de tráfego. No caso de uma obra, por exemplo, é possível instalar o dispositivo temporariamente para reduzir a velocidade dos veículos no trecho; e retirar após a conclusão dos trabalhos”, destacou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. 

 

 

A lombada possui 3,70 metros de comprimento e é composta por 13 placas modulares e pré-moldadas, feitas de concreto e ferro, fixadas ao pavimento por estacas. As características seguem o padrão estabelecido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). 

O material permite que o dispositivo receba o tráfego de veículos pesados, como ônibus. O local é atendido pela linha 348 (Vila Marieta/Estação Cidade Judiciária), que integra o sistema de transporte público coletivo. 

O local de instalação foi definido pela Emdec, com o objetivo de ampliar a segurança ao tráfego de pedestres e veículos no local, com foco na comunidade escolar. Outro critério levado em consideração é que a via não contava com dispositivo de redução de velocidade. 

O próximo passo da iniciativa inclui o monitoramento do local pela Emdec, por um período de três meses. Serão realizadas vistorias periódicas para avaliar a viabilidade de homologação do projeto. “A ideia é avaliar o comportamento do dispositivo frente ao fluxo de veículos, bem como analisar mais detalhadamente os prós e contras dessa inovação”, completou o secretário de Transportes. A partir dos resultados, outros locais da cidade podem ser contemplados. 

O projeto integra as soluções de inovação adotadas pela Emdec para melhorar a mobilidade urbana. Em 2019, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Vicente Ráo recebeu um parklet e medidas de traffic calming, incluindo a instalação de uma lombada removível de borracha, com 1,50 metros de comprimento. 

Sinalização 
No trecho da Rua Dr. Luís Silvério, onde a creche está localizada, toda a sinalização foi revitalizada pela Emdec. Uma faixa de pedestres foi sinalizada no portão de entrada da creche, ampliando a segurança nas travessias. 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 17 de Julho de 2020 às 16:28