Notícias

ver todas
Pátio Municipal agora com sede no prédio da Emdec

O Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda de Veículos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), localizado no Jardim São João, terá nova sede de atendimento e retirada de veículos. A partir de segunda-feira, dia 6 de julho, todas as instalações do Pátio ficarão no complexo da Emdec, na Vila Industrial. Está é mais uma fase no processo de centralização dos serviços prestados pela empresa, num único espaço, que começou em julho do ano passado, com a transferência do Departamento de Inspeção Veicular, antes localizado no Jardim Satélite Íris I, também para a sede da Emdec.

“Nosso principal objetivo é de agrupar todos nossos serviços, num ponto central do município, para facilitar os deslocamentos para quem precisa de nosso atendimento. Além de disponibilizar diversos serviços de forma remota (on-line). É mais uma ação dentro do nosso tripé de boa prática de gestão pública, que envolve a simplificação, inovação e redução de custos”, enfatiza o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

O Pátio Municipal ficará em área disponível de 45,8 mil m². Quase o dobro do espaço anterior, com 26 mil m². Além disso, a redução de custo, com a eliminação do pagamento de aluguel e segurança da área anterior, será em torno de mais de R$ 1,1 milhão por ano.

O atendimento do Pátio Municipal será pela Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028. Já a retirada dos veículos será pela Rua Antônio Manoel, número 40, perpendicular à Salles Oliveira, próximo à entrada do túnel de pedestres que liga a Vila Industrial à Estação Cultura.

Atualmente, estão apreendidos no Pátio Municipal 4,9 mil veículos, sendo: 2,7 mil carros; 2,1 mil motos; 36 veículos pesados; e uma peça diversa. A capacidade, na localização anterior, é para 5,1 mil veículos. Agora será quase que multiplicada por dois.

“Com uma gestão eficiente, conseguimos eliminar o problema de superlotação do Pátio Municipal. E a realização de leilões de veículos, por parte do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) é bem mais contínua”, afirma Barreiro.

Pátio Municipal
Inaugurado em 1998, o Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda de Veículos da Emdec recebe veículos que infringem a legislação de trânsito nas vias do município; bem como os abandonados em vias públicas e apreendidos na Operação Pancadão (Som Alto).

Referência nacional no setor, o Pátio da Emdec possui moderno sistema de controle de entrada e saída de veículos, monitoramento, entre outros itens de gestão, que proporcionam integridade ao veículo, garantindo sua entrega ao proprietário exatamente no estado em que foi recolhido.

Para garantir a Emdec realiza, no momento da entrada, completo registro fotográfico da parte externa, incluindo lataria e pneus. Além da checagem dos equipamentos obrigatórios, para comprovar o real estado de conservação do veículo. O procedimento permite que, no ato da liberação, o proprietário possa conferir as condições do veículo, garantindo total transparência.

Além do checklist realizado na entrada do Pátio, também é feita a conferência da identificação do veículo, por meio da numeração de chassis, do motor e do câmbio, checando as informações com o cadastro do Detran/SP.

O Pátio Municipal também conta com segurança armada 24h e portaria informatizada. O atendimento é feito através de senha digital, com prioridade para atendimentos preferenciais.

Ações Inovadoras
A Emdec vem promovendo várias ações para facilitar e centralizar os serviços prestados à população. Desde junho, os taxistas, transportadores escolares, transportadores de ônibus fretados, permissionários do sistema alternativo de ônibus e transportadores que fazem mudanças / fretes em pontos fixos podem realizar vários procedimentos cadastrais junto à Emdec pela internet, acessando o Fale Conosco Emdec Web (www.emdec.com.br/faleconosco).

Além de obterem no site da Emdec todas as informações sobre a operação e gerarem o boleto on-line para quitar as taxas correspondentes, os transportadores regularizam os serviços a distância, sem precisar comparecer ao órgão.

A versão atualizada do Fale Conosco Emdec Web foi lançada em 12 de maio. Uma mudança fundamental, que facilitou as solicitações dos munícipes, foi que não é mais obrigatório se cadastrar para enviar mensagem, embora seja quase sempre recomendável informar o nome, e-mail e telefone. Entre as inovações, há a possibilidade de anexar arquivos em .PDF ou .JPG, recurso até então inexistente. O avanço viabilizou a tramitação de documentos e a inclusão de imagens nas reclamações, por exemplo.

Em 5 de maio foi lançado um aplicativo para celular que reúne os principais serviços da Emdec ofertados à população. O aplicativo pode ser instalado em celulares com sistema iOS ou Android. O objetivo foi de oferecer para a população mais uma ferramenta de acesso aos serviços prestados. Além de todos os serviços, também é possível acessar as redes sociais da Emdec no Facebook, Instagram e Twiter. Para instalar, basta acessar a loja de aplicativos do celular e digitar no campo de busca a palavra “Emdec”. A atualização do aplicativo é de forma simultânea com a do portal da Emdec.

Em 12 de julho do ano passado (2019) foi inaugurada as novas instalações do Departamento de Inspeção Veicular no complexo da Emdec. As empresas que prestam serviços de transporte de interesse público têm maior facilidade de acesso. A entrada é pela Rua Dr. Salles Oliveira, 1.380 (Portaria 3), na Vila Industrial.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 02 de Julho de 2020 às 10:34