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Obras do Terminal BRT Campo Grande avançam no Jardim Nova Esperança

As obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande avançam para nova etapa na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), na região do Jardim Nova Esperança, nesta quinta-feira, 11 de junho. Os trabalhos consistem na complementação da construção do futuro Terminal BRT Campo Grande.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interdita definitivamente a pista sentido Centro da Avenida JBD, no trecho desde a Rua Manoel Machado Pereira, passando por toda extensão do novo Terminal BRT Campo Grande. A pista atualmente utilizada será demolida para complementação das obras do terminal. Na fase atual, são executados serviços de drenagem, pavimentação e construção das estações do terminal.

Por conta das obras, a Emdec implanta nova dinâmica de circulação na região impactada. Os motoristas que trafegam no sentido Centro serão desviados para a nova pista, construída atrás do futuro Terminal BRT Campo Grande. A alteração é definitiva.

  

Neste primeiro momento, o tráfego de veículos no sentido bairro não será impactado, permanecendo ativa a nova dinâmica de circulação implantada no dia 25 de maio, quando foram interditados os acessos entre a Estação Nova Esperança e a Rua João Cocatto.

Também ficam mantidos os acessos aos bairros Jardim Santa Rosa e ao município de Hortolândia, pelo dispositivo que fica próximo ao posto de combustíveis.

“As obras do BRT campineiro avançam no ritmo esperado, mesmo durante o período de quarentena. Cerca de 92% da pavimentação de corredores prevista no projeto está concluída. E a região do Jardim Nova Esperança contará, em breve, com um novo terminal de ônibus, totalmente adequado à demanda existente”, comenta o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Ao final dos trabalhos, esse trecho da Avenida John Boyd Dunlop, junto ao terminal, terá cinco faixas de rolamento para o trânsito em geral, sendo duas no sentido Centro e três no sentido bairro. O futuro Terminal BRT Campo Grande contará com 12 faixas internas para a circulação dos ônibus. Após a ativação da nova estrutura, o atual Terminal Campo Grande será desativado.

Transporte
Pela região em obras circulam 12 linhas de ônibus do transporte público coletivo, que serão desviadas para a nova pista definitiva. São elas: 123, 205, 210, 211, 212, 212.1, 213, 213.1, 214, 214.1, 220 e 289. 
 
Agentes da Mobilidade Urbana circulam pela região em obras, monitorando o trânsito e auxiliando na segurança e fluidez da circulação viária. A população pode esclarecer dúvidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. 
 
BRT Campo Grande
As obras de implantação do Corredor BRT chegaram ao Jardim Nova Esperança em março de 2019, abrangendo o trecho desde a altura do Córrego Piçarrão. A nova frente de obras integra o Lote 2, Trecho 3, da implantação do BRT, que compreende o Viaduto da Rodovia dos Bandeirantes até o Terminal Campo Grande, totalizando 6,4 quilômetros. A responsável pela execução das obras é a empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio.
 
O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida JBD, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí.
 
Juntos, os três corredores BRT do município - Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão. O projeto contempla 18 pontes e viadutos, 37 estações e seis terminais. Com custo total de R$ 451,5 milhões, a entrega total da obra está prevista para meados de 2020 e beneficiará, diretamente, 450 mil pessoas.
 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 10 de Junho de 2020 às 16:39