Notícias

ver todas
Covid-19: Transporte público a partir de 1º de junho

Com a reabertura gradual de algumas atividades, a partir de segunda-feira, dia 1º de junho, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) prepara alterações operacionais no sistema de transporte público coletivo municipal. O principal objetivo é o de assegurar o atendimento adequado, ainda dentro da situação de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), para as pessoas que necessitem utilizar o transporte público, em todas as regiões do município, principalmente nos horários de pico e, agora também, no entrepico.

O monitoramento da operação do sistema de transporte público coletivo do município é realizado de maneira constante, permanente e em tempo real, pelo Núcleo de Monitoramento dos Transportes (Numt), que fica na Emdec. Desta forma, os ajustes pontuais e necessários, na operação de cada uma das mais de 200 linhas de ônibus, ocorrem de forma diária e rápida, após as análises técnicas. A frota é dimensionada para cada período do dia, em função da demanda de passageiros.

A circulação de passageiros, ao longo do dia, sofre muitas variações; por conta desta situação, a operação do transporte público também é muito dinâmica. As tomadas de decisões são realizadas de forma constante.

A Emdec irá realizar todas as ações necessárias para manter o atendimento de forma adequado. A Emdec também reforça que o uso da máscara de proteção é obrigatório para motoristas e usuários do transporte público, em todo o trajeto. Ao entrar dentro do ônibus, o passageiro já deve estar com a máscara. Caso contrário será advertido pelo motorista, que, em situações extremas, pode não prosseguir a viagem e solicitar o apoio da Guarda Municipal (GM).

Nesta sexta-feira, dia 29 de maio, começou a distribuição de álcool em gel para usuários das principais linhas de ônibus de cada área do município (Área 1 – Azul Claro; Área 2 – Vermelho; Área 3 – Verde; Área 4 – Azul Escuro). Ao longo dos próximos dias, serão novel mil frascos de álcool em gel, contendo 60 ml, distribuídos gratuitamente. Ontem, quinta-feira, dia 28, foram instalados 12 totens de álcool em gel em nove terminais urbanos (Central, Mercado I e II, Barão Geraldo, Padre Anchieta, Campo Grande, Ouro Verde, Itajaí e Vila União). Todo o trabalho é coordenado pela Emdec, com o apoio da Sanasa.

Desde o início da contenção da pandemia, a Emdec vem tomando várias medidas para livrar o transporte público coletivo de contaminação. Além de determinar mais cuidado com a limpeza e higienização dos ônibus, indicou que todos os veículos circulem com as janelas abertas, mesmo os que possuem ar-condicionado. As ações também incluem a higienização constante dos terminais. Máscaras de tecido foram distribuídas nos terminais urbanos e dentro dos ônibus.

Por fim, é importante destacar que o enfrentamento da pandemia e o retorno gradual à normalidade depende da conscientização, comprometimento e do esforço de todos. A Administração municipal está fazendo a sua parte. Mas também necessita da ajuda da população. O uso dos terminais urbanos e dos ônibus somente deve ocorrer em caso de necessidade. É importante evitar aglomerações e seguir algumas regras, como:

- Não cumprimentar com as mãos, abraços e beijos;
- Manter as mãos higienizadas, usando água e sabão, ou álcool gel;
- Não levar as mãos aos olhos, nariz e boca;
- Cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir;
- Garantir que os ambientes estejam bem ventilados;
- Não compartilhar objetos pessoais; 
- Evitar aglomerações;
- Uso obrigatório de máscara de proteção.

Importante destacar que os usuários do transporte público coletivo de Campinas devem utilizar o aplicativo “Busão na Hora”, que informa, em tempo real, o horário de chegada do ônibus no ponto de embarque; além do itinerário e outras funcionalidades. Com o aplicativo, o usuário pode planejar, de forma antecipada, os deslocamentos e realizar uma melhor programação da viagem.

Em situação normal, a frota do sistema de transporte público coletivo de Campinas totaliza mais de 1,1 mil ônibus e o sistema registra uma média de 560 mil passageiros (passagens pela catraca) por dia útil; e 14 milhões de passageiros por mês. Transporta diariamente, também em situação normal, cerca de 204 mil usuários (indivíduos).
 
Última alteração em 29 de Maio de 2020 às 15:30