Notícias

ver todas
Estímulo à quarentena começa com operação conjunta da Emdec, GM, PM e Polícia Civil

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, determinou o início de operação conjunta entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Guarda Municipal (GM), com o apoio da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil para restringir a circulação de veículos na cidade; e melhorar o isolamento social. A ação começou nesta quarta-feira, dia 6 de maio; e se estende até sexta-feira, dia 8.

Os bloqueios parciais ocorrem em 16 pontos estratégicos. São vias arteriais, com grande circulação de veículos; e nas principais entradas e saídas do município. As ações são programadas para os horários de maior fluxo de veículos nas vias. Faixas de rolamento são bloqueadas; e os motoristas recebem orientações sobre a importância do deslocamento somente em caso de trabalho ou de extrema necessidade.

Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, na tarde de terça-feira, 5, o prefeito Jonas ressaltou que a ação tem caráter orientativo e não punitivo. “Peço que a pessoa, antes de sair de casa, faça uma reflexão se é preciso; se não for, que fique em casa ", argumentou.

Na manhã desta quarta-feira, os secretários de Transportes, Carlos José Barreiro, e de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, acompanharam o início da operação na Rodovia Dr. Heitor Penteado. “É uma ação com caráter totalmente educativo. Não iremos aplicar multas; somente em casos de desrespeito às Leis de Trânsito”, afirmou Barreiro.

O secretário de Segurança ressaltou a importância da conscientização. “É um trabalho conjunto totalmente educativo sobre a importância, neste momento, do isolamento social”.

Os pontos e horários de bloqueios não serão divulgados para não comprometer a operação.

Flexibilização
De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, as cidades que não atingirem taxa de isolamento de 50% não terão flexibilização na quarentena, a partir da próxima semana. Campinas tem oscilado entre taxas acima de 50% e abaixo, durante a quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 06 de Maio de 2020 às 13:07