Notícias

ver todas
Parceria leva ações de educação de trânsito à região do Jardim Yeda

Segurança na travessia de pedestres, locais seguros para brincar e conscientização sobre os perigos da combinação entre álcool e direção. Esses conceitos nortearam uma ação educativa direcionada a cerca de 40 crianças e adolescentes do Núcleo Residencial Jardim Yeda, realizada nesta sexta-feira, 24 de janeiro. Também participaram cerca de 20 adultos, entre pais e outros representantes da comunidade. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Guarda Civil Municipal e a Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab). A atividade ocorreu no contexto do PAC Santa Lúcia, projeto de trabalho técnico social voltado à região do Córrego Santa Lúcia.

As ações de educação de trânsito integram o projeto “A gente aprende, agente ensina”, comandado por educadores e Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec. Profissionais da Guarda Municipal realizaram uma oficina prática de pipas, orientando as crianças sobre a confecção segura e sobre os riscos do uso do cerol. 

A atividade está relacionada aos impactos da implantação do Corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde na região. “Com o apoio da Cohab, identificamos a necessidade de orientar as crianças do bairro sobre o isolamento da área de obras e a circulação segura de pedestres”, destacou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. “É por meio das ações educativas, associadas aos trabalhos de engenharia de trânsito e fiscalização, que temos conseguido reduzir as mortes no trânsito e preservar vidas”, completou. 

Os agentes da Emdec ministraram uma palestra sobre o uso do cinto de segurança e das cadeirinhas nos veículos, abordando ainda o respeito à sinalização de trânsito e a travessia segura de pedestres, com foco na Campanha VIVA

A Emdec também conscientizou os moradores sobre os perigos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. Pais e adolescentes foram convidados a utilizar óculos que simulam diferentes dosagens alcoólicas. Ao passar por um minicircuito, é possível sentir na pele como a percepção fica alterada após o consumo de bebidas alcoólicas.

Autor: Ângela Silva Última alteração em 24 de Janeiro de 2020 às 15:30