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Transposição da Av. João Jorge pela Salles Oliveira será interditada a partir de 16/01

A partir desta quinta-feira, 16 de janeiro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interdita totalmente a transposição da Avenida João Jorge pela Rua Dr. Salles Oliveira, no sentido bairro – Centro, na região da Vila Industrial. A medida é necessária para prosseguimento das obras de execução do pavimento de concreto do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde. 

A Emdec programou desvio pelas vias São Carlos e Sete de Setembro. Os motoristas que vêm do Centro com destino à Avenida Prestes Maia prosseguem normalmente pelas marginais da Avenida João Jorge. A previsão inicial é que a interdição se estenda por 90 dias.

“As obras do BRT na Avenida João Jorge foram iniciadas há cerca de dois meses e grande parte do corredor já recebeu pavimento de concreto. A implantação do BRT campineiro segue em ritmo acelerado, quase 10 quilômetros de corredores foram liberados para a circulação e cerca de 180 mil passageiros já sentem, em seu dia a dia, mais agilidade nas viagens”, destacou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Para garantir fluidez e segurança viária no trajeto de desvio, a Emdec implanta sentido único de circulação na Rua Sete de Setembro, no Bairro Vila Rialto; no trecho entre as vias São Carlos e João Jorge. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de janeiro. 

Transporte
O desvio indicado pela Emdec também será cumprido pelas 16 linhas de ônibus do transporte público coletivo que circulam na região. As linhas do eixo Salles Oliveira acessarão a Avenida João Jorge pela Rua Sete de Setembro, com destino ao Centro. Já as linhas do eixo Washington Luiz seguem da Rua Sete de Setembro para as vias Dona Maria Soares, Salles Oliveira e Francisco Teodoro. 
 
Os pontos de ônibus localizados na região impactada não serão alterados. Abaixo a relação das linhas de ônibus impactadas pela interdição: 
 
• Eixo Salles Oliveira
Linhas: 171; 212; 212.1; 221; 222; 223; 224; 229; 231; 249; e 307.
 
• Eixo Washington Luiz
Linhas: 377; 348; 402; 402.1; e 489.
 
Confira, no mapa, como ficará a dinâmica de circulação na região impactada:
 
 
A Emdec promove os ajustes necessários nos tempos semafóricos e a região impactada recebe a devida sinalização viária. Agentes da Mobilidade Urbana circulam pelo trecho em obras, monitorando o trânsito e auxiliando na segurança e fluidez da circulação viária. A população pode esclarecer dúvidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.
 
Etapas
As obras de implantação do Corredor BRT Ouro Verde chegaram à Avenida João Jorge no início de novembro, quando o corredor de ônibus foi interditado. Os trabalhos prosseguem em cerca de 700 metros da via, no trecho desde a Amoreiras até a altura da Rua Francisco Teodoro. 
 
Os ônibus passaram a circular nas marginais da avenida. Desde então, a Emdec indica rotas alternativas para que os motoristas evitem a região em obras.
 
Além da execução do pavimento de concreto para os veículos do BRT, serão construídas no trecho as estações dos ônibus convencionais e a Estação BRT João Jorge. Ao final dos trabalhos, o corredor na Avenida João Jorge terá quatro faixas de rolamento para os ônibus, sendo duas por sentido. Para os veículos em geral, será mantida a atual configuração, com três faixas por sentido. 
 
BRT Ouro Verde 
A frente de obras integra o trecho 1 do Lote 3 do Corredor Ouro Verde, que tem início na Avenida João Jorge, segue por toda a Avenida das Amoreiras até o Terminal Campos Elíseos. No total, o BRT Ouro Verde terá 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelas vias João Jorge, Amoreiras, Piracicaba, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova.
 
Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020. 
 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 15 de Janeiro de 2020 às 17:36