Notícias

ver todas
Transformação urbana: 225 novos abrigos de ônibus são instalados

Os usuários do transporte público coletivo já usufruem diretamente da renovação dos abrigos de ônibus realizada no município. As melhorias foram executadas por meio de concessão pública firmada em 2018 pela Administração Municipal. O ano de 2019 se encerra com o total de 329 equipamentos ativos. 

Foram 225 abrigos novos implantados pela concessionária, do mesmo modelo existente na Avenida Francisco Glicério. Outros 29 novos abrigos foram recebidos em contrapartida e mais 75 equipamentos foram requalificados. 

Dos 329 abrigos ativos, 295 abrigos já estão com a iluminação funcionando. A solicitação de energização dos demais abrigos já foi formalizada junto à CPFL e, em breve, também estarão iluminados.
 
“A renovação dos abrigos traz mais comodidade, conforto e segurança aos usuários do transporte público coletivo. São fatores que fazem a diferença no dia a dia do cidadão que utiliza os abrigos diariamente. Essa modernização se soma à série de inovações implantadas recentemente no transporte, entre elas a tecnologia QR Code, a biometria facial e a oferta de wi-fi grátis nos ônibus”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
 
    
 
  
 
Além de proporcionar uma transformação da paisagem urbana, os novos equipamentos são modernos, mais confortáveis, seguros e funcionais. Eles possuem cobertura de material mais leve e resistente a impactos, quatro assentos individuais e iluminação em LED.
 
Enquanto aguardam a chegada dos ônibus, os usuários podem recarregar os celulares nas tomadas USB disponíveis nos abrigos. Pessoas com mobilidade reduzida também foram beneficiadas, já que os abrigos contam com espaço para cadeirantes e piso podotátil no entorno.
 
A identificação visual dos novos equipamentos traz informações sobre as linhas atendidas, o que garante a integração com o aplicativo “Busão na Hora” (CittaMobi). O usuário pode consultar, em tempo real, a chegada da linha descrita no ponto. O “Busão na Hora” está disponível para Android e IOS.
 
Manutenção
A concessão ainda tem como benefício a manutenção permanente dos abrigos assumidos pela empresa. Isso garante que os equipamentos sejam mantidos limpos e em bom estado de conservação. Ao longo de 2019, foram realizadas mais de 17,8 mil ações de manutenção, que incluem vistoria, limpeza, retirada de panfletos e de pichações.
 
“É importante que a população seja guardiã dos bens públicos, zelando pela conservação dos abrigos que estão sendo renovados em benefício dos próprios cidadãos”, completou o secretário de Transportes.
 
 
 
 
Regiões beneficiadas
O cronograma de implantação prioriza as regiões com maior demanda de passageiros. Entre as avenidas que receberam a instalações de abrigos novos estão: Anchieta, Andrade Neves, Aquidaban, Baden Powell, Barão de Itapura, Benjamin Constant, Brasil, Heitor Penteado, José de Souza Campos (Norte-Sul), Júlio de Mesquita, Moraes Salles, Orosimbo Maia e Senador Saraiva.
 
 
Os trabalhos continuam
No período de 2020 a 2022, está prevista a implantação de 223 novos abrigos por ano, totalizando 894 equipamentos. Os novos abrigos são instalados num raio de 5 km da região central e nos principais corredores estruturantes do transporte público.
 
A prestação dos serviços da concessão é feita pela empresa Verssat Indústria e Construção, vencedora da concorrência realizada em abril de 2018. A receita da concessionária, proveniente da exploração publicitária, com exclusividade, dos pontos de parada concedidos, através dos chamados MUPI’s (Mobiliários Urbanos Para Informação) é que propicia a renovação do mobiliário urbano e a sua manutenção.

 

Autor: Ângela Silva Última alteração em 23 de Dezembro de 2019 às 14:22