Notícias

ver todas
Poluentes emitidos por automóveis são foco de ação na Barreto Leme

Quem passou de carro pela rua Barreto Leme nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, participou de um levantamento inédito, promovido pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), sobre os gases emitidos pelos escapamentos dos automóveis. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) é parceira na iniciativa. 

A medição é feita por sensores remotos instalados na via que fazem a análise e determinam a emissão de cada veículo. O secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, e o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS), Rogério Menezes, além de técnicos das duas secretarias, fizeram uma visita ao local onde os testes estão sendo realizados.

“Este projeto-piloto tem por objetivo aferir a quantidade e o tipo de poluentes que os automóveis jogam no ar todos os dias em Campinas. Essas informações são úteis para a formulação de políticas públicas na área”, destacou Menezes.

Os resultados da medição serão compilados e analisados pelas secretarias envolvidas. “Futuramente, vamos analisar as possibilidades de aplicar esse sistema para incentivar, de forma efetiva, a redução dos poluentes emitidos pelos veículos”, revelou o Secretário de Transportes. 

Resultados
As pessoas interessadas em conhecer o resultado da medição em seus veículos podem enviar um e-mail para meucarro@sensoriamentoremoto.com.br com as informações de identificação (placa, ano de fabricação, marca e modelo) para receber os dados gratuitamente.
 
Segundo o engenheiro Gabriel Murgel Branco, da EnvironMentality Tecnologia com Conceitos Ambientais, os laudos indicarão não só os dados dos poluentes emitidos, como orientarão para a necessidade, se for o caso, de manutenção corretiva do automóvel.
 
“Nosso objetivo é conscientizar as pessoas para o fato de que elas podem melhorar a qualidade do ar se fizerem a manutenção adequada dos seus veículos”, afirmou. 
 
Como é feita
A medição foi feita em praticamente todos os veículos que passaram pela rua Barreto Leme nesta quinta-feira, 24 de outubro. Para participar do levantamento, não foi preciso parar ou reduzir a velocidade, bastando seguir em ritmo normal pela via.
 
O equipamento avalia as emissões de gases como CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos), Nox (óxido de nitrogênio), CO2 (dióxido de carbono), entre outros poluentes, e a opacidade.
 
A ação é desenvolvida por meio de uma amostragem contínua dos gases na rua, por meio dos raios infravermelho e ultravioleta. A medição é feita em 0,5 segundo após a passagem do veículo, da qual são descontados os gases do ambiente, deixados pelo veículo anterior. 
 
Acelerar demais ou frear o automóvel na hora da medição aumentam os resultados e devem ser evitados. Serão também medidas a velocidade e aceleração para estimar a potência do motor e a placa do veículo será registrada para identificação do modelo e comparação com os parâmetros de referência de fábrica.
 
Parceria
A medição gratuita de gases dos automóveis é resultado de uma parceria da SVDS com a RSdB Remote Sensing do Brasil – EnvironMentality Tecnologia com Conceitos Ambientais, e conta com o apoio da Emdec.