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Obras do BRT Campo Grande têm nova etapa na região da PUC II e Jardim Londres

As obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande na Avenida John Boyd Dunlop entram em uma nova fase nas regiões do Jardim Londres e Jardim Ipaussurama. 

A partir da tarde desta quarta-feira, 2 de outubro, a pista sentido bairro da Avenida JBD foi interditada ao tráfego de veículos, no trecho desde a Avenida Brasília até a altura das ruas Moacir Pennachin e Orlando Paulino, no Jardim Londres. Desde maio, os trabalhos já ocorriam na pista sentido Centro, ao longo de cerca de 400 metros da via. As obras consistem na implantação de novo pavimento para o Corredor BRT.

Nesta etapa, os motoristas que trafegam no sentido bairro – Centro retornam à pista original, que recebeu novo pavimento asfáltico. Para o fluxo no sentido Centro – bairro, prossegue a indicação de desvio atual. 

A velocidade máxima permitida no trecho impactado foi reduzida de 60 km/h para 40 km/h, desde maio. O ponto de ônibus localizado no trecho em obras será deslocado para a mesma altura do original. 

“A maior obra de Mobilidade Urbana em andamento no país está requalificando toda a extensão da Avenida John Boyd Dunlop. Ao final dos trabalhos, todo este trecho da avenida passará a contar com seis faixas de rolamento. Serão duas faixas por sentido, destinadas aos veículos em geral; e uma faixa por sentido, destinada aos ônibus do BRT”, explica o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

 
PUC II – Bandeiras 
Já partir desta quinta-feira, 3 de outubro, a pista sentido bairro da Avenida JBD será interditada ao tráfego de veículos, no trecho desde a PUC II até o Shopping Parque das Bandeiras, no Jardim Ipaussurama. Os trabalhos, que ocorriam na pista sentido Centro desde agosto, avançam para o sentido bairro, ao longo de cerca de 700 metros da via. 
 
O trânsito será desviado para a pista sentido Centro, que passa a ter duplo sentido de circulação ao longo do período de duração das obras. Os trabalhos consistem na execução do pavimento de concreto do Corredor BRT e na construção da Estação Roseiras/PUC, próximo à universidade. 
 
A velocidade máxima permitida no trecho impactado foi reduzida de 60 km/h para 40 km/h, desde o dia 22 de agosto. Os pontos de ônibus localizados no trecho em obras não serão alterados. 
 
 
Confira como ficará a dinâmica de circulação e indicações de desvios, desde a Avenida Brasília até a região do Shopping das Bandeiras:
 
 
 
Na região do Jardim Ipaussurama, também ocorre a construção de pavimento do Corredor BRT e de uma passagem inferior, no trecho entre a Avenida Brasília e o campus da PUC II. Esta frente de obras prossegue, sem alterações no tráfego de veículos. 
 
Agentes da Mobilidade Urbana circulam pelos trechos em obras, monitorando o trânsito e auxiliando na segurança e fluidez da circulação viária. A população pode esclarecer dúvidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.
 
BRT Campo Grande
As duas etapas de obras estão dentro do Lote 2, Trecho 2, da implantação do BRT, que vai da Vila Aurocan até o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes, com 5 km de extensão. A empresa responsável pelas obras é a Construcap – CCPS Engenharia e Comércio. 
 
O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida JBD, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.

 

Autor: Ângela Silva