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Obras do BRT Campo Grande no Jardim Nova Esperança avançam para nova etapa

As obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande, no Jardim Nova Esperança, serão estendidas para o sentido Centro – bairro da Avenida John Boyd Dunlop (JBD). A partir de terça-feira, 11 de junho, os trabalhos avançam para trecho de cerca de 490 metros da via.

As obras do Corredor BRT Campo Grande chegaram ao Jardim Nova Esperança em março, quando houve a interdição de um trecho de cerca de 1,3 km da Avenida JBD, na pista sentido Centro, entre o Córrego do Piçarrão e a Rua Benedito Franco. Atualmente, a circulação de veículos é desviada para a pista sentido bairro, que provisoriamente ficou com duplo sentido de circulação na extensão em obras. Essa dinâmica de circulação segue em vigor. 

A partir desta terça-feira, 11, as obras serão estendidas para o sentido bairro da via, desde a altura da Rua Benedito Franco até a Rua Luiz Raphael Lot, marginal da Avenida JBD, onde futuramente será construído o novo Terminal Campo Grande. Neste trecho, a pista sentido Centro é que terá duplo sentido de circulação. Uma faixa será provisoriamente destinada ao fluxo no sentido bairro, que retorna à pista original próximo ao Jardim Sul América. 

Confira, no mapa a seguir, como fica a dinâmica de circulação no trecho:

“A Avenida John Boyd Dunlop está sendo totalmente reconfigurada pelas obras do Corredor BRT Campo Grande. A região do Jardim Nova Esperança receberá, futuramente, a construção de um novo terminal de ônibus. O atual Terminal Campo Grande será desativado e os mais de 200 mil moradores do Distrito poderão usufruir de um espaço totalmente revitalizado e adequado à demanda existente”, explica o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
 
A região recebe a construção de pavimento para os veículos do BRT, novas pistas de rolamento e execução da estação Nova Esperança. Ao final dos trabalhos, toda a extensão em obras, nesta região da Avenida John Boyd Dunlop, terá seis faixas de rolamento, sendo duas no sentido Centro, duas no sentido bairro e uma por sentido para os veículos do BRT, no centro da avenida. 
 
Medidas operacionais
Para minimizar os impactos à população e garantir a segurança e fluidez viária, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) dá continuidade ao plano operacional de trânsito e transporte adotado na etapa anterior de obras. 
 
A velocidade máxima permitida no trecho impactado será reduzida de 60 para 40 km/h. Os pontos de ônibus existentes na região em obras serão mantidos. 
 
Agentes da Mobilidade Urbana circulam pela região em obras, monitorando o trânsito e auxiliando na segurança e fluidez da circulação viária. A população pode esclarecer dúvidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”; ou pelo WhatsApp BRT Agora, pelo número (19) 99830-2019. 
 
BRT Campo Grande
O trecho complementar de obras está dentro do Lote 2, Trecho 3, da implantação do BRT, que compreende o Viaduto da Rodovia dos Bandeirantes até o Terminal Campo Grande, totalizando 6,4 quilômetros. A responsável pela execução das obras é a empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio. 
 
O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida JBD, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020. 
 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 10 de Junho de 2019 às 16:31