Notícias

ver todas
Maio Amarelo leva educação de trânsito ao “Dia da Prevenção”

A mobilização em prol da redução de acidentes no trânsito promovida pelo movimento Maio Amarelo Campinas 2019 prossegue neste fim de semana, 18 e 19 de maio. Estão previstas quatro ações da campanha neste período, com destaque para atividades educativas sobre circulação segura promovidas no “Dia da Prevenção”, que ocorre no domingo, 19 de maio, entre 9h e 12h, na Praça da Concórdia, no Distrito de Campo Grande. 

Educadores da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) alertam sobre os riscos de combinar álcool e direção, estimulando o público a experimentar os óculos de realidade virtual que simulam diferentes dosagens alcoólicas. O evento recebe ainda o minicircuito de trânsito, voltado ao público infantil. O projeto simula ruas, ciclovias e calçadas, promovendo a circulação segura. O “Dia da Prevenção” envolve ainda outros órgãos municipais. A Guarda Municipal conscientiza sobre os perigos do cerol. O Corpo de Bombeiros transmite noções de primeiros socorros. Representantes da concessionária Rodovias do Tietê distribuem e instalam antenas corta-pipa aos motociclistas. Parceiros realizam ainda aferição de pressão arterial e quick massagem. 

Em âmbito municipal, o movimento Maio Amarelo é promovido pela Emdec. Em 2019, o mote é “Desacelere! Viva mais”. Inspirada pelo movimento slow, que combate as rotinas frenéticas, a campanha incentiva a coexistência harmoniosa no trânsito e fomenta o senso coletivo. Também está alinhada à Campanha Viva, que busca reduzir em no mínimo 15% as mortes por acidentes nas vias municipais. A “Desacelere” está sendo veiculada em diversas mídias, incluindo vídeos, rádio, outdoors e busdoors, além da distribuição de materiais e divulgação em eventos estratégicos.

“O desafio está lançado: desacelere! Seja você ciclista, condutor ou motociclista, reduza a velocidade e preserve vidas. Incorpore a desaceleração também na sua vida, saia do ritmo frenético do dia a dia, viva com mais leveza”, convoca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

No sábado, entre 11h e 21h; e no domingo, entre 15h e 21h, profissionais de educação de trânsito realizam corpo a corpo no evento gastronômico Festival Brasil Sabor, que ocorre na Praça Carlos Gomes. Eles interagem com o público, por meio do minicircuito de trânsito e dos óculos que simulam embriaguez, orientando sobre circulação segura e os efeitos nocivos da combinação álcool e direção. 

Parceiros
Outros dois eventos promovidos por parceiros reforçam o movimento Maio Amarelo no fim de semana. No domingo, a partir das 8h, durante a IV Caminhada de Enfermagem “Todos pela Saúde”, promovida pela Faculdade de Enfermagem da Unicamp, haverá ações de conscientização sobre o Maio Amarelo. A caminhada ocorre na Lagoa do Taquaral, em comemoração à Semana de Enfermagem. A concentração será na entrada dos pedalinhos. Haverá ainda aferição de pressão arterial, biodança, campanha sobre arritmias e câncer de mama. O evento é gratuito e beneficente. Os participantes devem doar 1 kg de alimento. 
 
Também no domingo, entre 8h30 e 11h30, membros de grupos de ciclistas de Sousas, Joaquim Egídio e outras regiões realizam conscientização sobre o excesso de velocidade ao pedalar, conduta que ameaça especialmente crianças e idosos. A intervenção ocorre na Trilha de Joaquim Egídio. O local recebe uma faixa com a inscrição “Motorista: Respeite o ciclista! Ciclista: Respeite o pedestre!”.
 
Mais ações 
Antes dos eventos programados para o fim de semana, o movimento “Maio Amarelo – Desacelere! Viva mais” realiza diversas ações educativas ainda nesta quinta e sexta-feira. Confira os destaques da programação neste período:
 
P.A.R.T.Y. 
16/05 - 19h | PUC
No programa P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude), estudantes da Escola Estadual Jardim Rossin visitam Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), conversam com vítimas de acidentes e assistem a palestras de conscientização, uma delas realizada pela Emdec. 
 
Blitz educativa “Álcool e direção. Combinação fatal!”
16 e 17/05 – 19h | Barão Geraldo 
Educadores da Emdec realizam abordam os frequentadores de bares e restaurantes do distrito, realizando testes informais com bafômetros e transmitindo orientações sobre segurança no trânsito. O público também é estimulado a usar óculos que simulam embriaguez, como forma de conscientização sobre os riscos de dirigir após beber.
 
 
Maio Amarelo no Esporte
17/05 – 19h15 | Estádio Moisés Lucarelli
Na disputa entre a Ponte Preta e o Operário-PR, pela Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, os jogadores pontepretanos entram no gramado com uma faixa alusiva ao movimento Maio Amarelo. Nos uniformes, trazem laços amarelos e o logotipo da campanha ganhará destaque na coletiva de imprensa. Para sentir na pele o quão nocivo é dirigir após beber, os torcedores serão estimulados a cobrar pênaltis usando óculos que simulam embriaguez, tendo o mascote do clube como goleiro.
 
 
A programação completa pode ser conferida no portal da Emdec, no hotsite emdec.com.br/maioamarelo. Também estão disponíveis diversos materiais gráficos que poderão ser utilizados pelos parceiros do movimento. Assista a um dos vídeos da campanha:

Autor: Ângela Silva Última alteração em 16 de Maio de 2019 às 17:14