Notícias

ver todas
Prefeitura entrega Corredor Sudeste, com a Estação Abolição e novos abrigos na Câmara

Nesta quarta-feira, dia 10 de abril, a Administração municipal inaugurou o Corredor Sudeste, com a entrega da Estação de Transferência Abolição. Além disso, novos abrigos também foram implantados na Avenida da Saudade, em frente à Câmara de Vereadores.

A ação traz mais rapidez, qualidade e melhoria ao transporte público coletivo que atende a área. Além de mais segurança e conforto aos usuários que circulam pela região, com ampla acessibilidade. Pelo local circulam linhas municipais e intermunicipais.

“Há muito tempo, a população reivindicava essa estação de transferência. É uma obra importante, para darmos mais conforto para os usuários do transporte coletivo, tornando a espera pelo ônibus mais segura e confortável”, destacou o prefeito Jonas Donizette durante a entrega da obra.

O evento também contou com a presença do vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira; do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro; vereadores; representantes da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc); comerciantes do entorno; e funcionários do Extra Abolição.

A Estação de Transferência Abolição possui nove abrigos metálicos novos (padrão Francisco Glicério); 10 novos postes de iluminação em Led (Light Emitting Diode, diodo emissor de luz); duas novas plataformas acessíveis com rampas, lixeiras, gradis e corrimãos; piso podotátil; e paisagismo.

Em frente à Câmara de Vereadores foram implantados dois novos abrigos, também com padrão visual igual aos da Glicério. A região do Corredor Sudeste recebeu nova sinalização horizontal (pintura de solo), nova sinalização vertical (placas) e novo projeto semafórico.

Também ocorreu a revitalização da praça em frente à Estação de Transferência Abolição; e dos canteiros recém implantados com novo paisagismo; recapeamento do pavimento asfáltico; e melhorias na drenagem de água pluvial com nova tubulação e bocas de lobo. A fiação é toda subterrânea.

O custo total da obra foi da ordem de R$ 414 mil, com recursos oriundos do Ministério das Cidades e financiamento pela Caixa Econômica Federal.

“Esse é o resultado de um longo trabalho. Mais uma das grandes etapas que temos que vencer, para aprimorar, cada vez mais, o transporte público coletivo em nosso município”, enfatizou o secretário Barreiro.

Corredor Sudeste
A Avenida da Saudade e a Rua da Abolição compõem o Eixo Sudeste, que ganhou faixas exclusivas para a circulação de ônibus, implantadas no final de julho de 2016. A faixa direita das duas vias passou a ser exclusiva para a circulação dos ônibus, de segunda a sexta-feira; no período das 6h até as 8h e das 16h até as 19h.

Na Avenida da Saudade, em trecho de 1,2 mil metros, entre as vias Álvaro Ribeiro e Luiz Cappa. Na Abolição, em trecho de 1,1 mil metros, a partir do cruzamento da Luiz Cappa até a Álvaro Ribeiro.

A frota do sistema de transporte público coletivo de Campinas totaliza mais de 200 linhas; e 1,1 mil ônibus, sendo 996 acessíveis (87%).

Dados gerais
Avenida da Saudade: duas faixas de rolamento; 19 linhas; 103 veículos na frota; circulação média de 61 ônibus por hora; quatro pontos de parada; média de 290 metros entre os pontos.

Rua da Abolição: duas faixas de rolamento; 20 linhas; 111 veículos na frota; circulação média de 59 ônibus por hora; quatro pontos de parada; média de 375 metros entre os pontos.

Novo semáforo
Em 8 de janeiro de 2019, a Emdec ativou um novo conjunto semafórico para travessia de pedestres na Rua da Abolição. O dispositivo foi instalado em frente ao Centro de Estudos Espíritas “Nosso Lar”. E proporciona uma condição mais segura para a travessia de pedestres.

O acionamento é feito por botoeira, mecanismo que interrompe o tráfego de veículos para a passagem segura de pedestres. Com a implantação do semáforo também ocorreu a revitalização da sinalização horizontal (pintura de solo); e instalação de placas de advertência (sinalização vertical), no local.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 10 de Abril de 2019 às 14:40