Notícias

ver todas
Emdec mantém operação especial de trânsito para desfiles de blocos carnavalescos

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) prossegue com a operação especial de trânsito e transporte para o Carnaval 2019. Durante os desfiles dos blocos carnavalescos deste fim de semana, de 22 a 24 de fevereiro, a Emdec faz as intervenções viárias necessárias para garantir a segurança e fluidez no trânsito. Também promove alterações no itinerário dos ônibus do transporte público coletivo, de acordo com o porte dos eventos. 

Nos próximos três dias de folia, ocorrem 14 eventos com apoio operacional da Emdec, em dez regiões do município (Barão Geraldo, Cambuí, Centro, Parque Itália, São Bernardo, Sousas, Taquaral, Vila Industrial, Vila Padre Manoel de Nóbrega e Vila União). 

Na operação especial programada pela Emdec, agentes da Mobilidade Urbana realizam os bloqueios e desvios necessários para a realização dos eventos, além de auxiliarem motoristas e pedestres. Também acompanham o embarque e desembarque dos usuários do transporte público coletivo; e orientam os motoristas sobre possíveis alterações nos itinerários dos ônibus. Equipes semafóricas atuam na reprogramação dos equipamentos, para garantir a fluidez do tráfego.

carnaval-campinas-carlos-bassan

City Banda
No sábado, 23 de fevereiro, a Emdec presta apoio operacional para o desfile da “City Banda”, destaque entre os blocos carnavalescos, com expectativa de 50 mil participantes. A concentração será na Praça Arautos da Paz, ao lado da Lagoa do Taquaral, a partir das 14h. O término do evento está previsto para as 20h. 
 
O desfile tem saída prevista para as 15h, pela Rua Vital Brasil, com passagem pela Avenida Dr. Heitor Penteado, até a altura da Avenida Barão de Itapura; e retorno pela Heitor Penteado, com encerramento novamente na Rua Vital Brasil. 
 
As medidas programadas pela Emdec começam às 11h e prosseguem após o encerramento do bloco, acompanhando a movimentação nas vias impactadas até as 22h. Serão 16 agentes da Mobilidade Urbana prestando apoio operacional ao evento.
 
Os bloqueios no trânsito impactam trechos de vias que dão acesso à Praça Arautos da Paz. São elas: Arlindo Carpino, Dona Luísa de Gusmão, Dr. Heitor Penteado, José de Oliveira Santos, Luiz Marsaioli, Nestor Moreira, Ottmar Mergenthaler, Prof. Martagao Gesteira e Vital Brasil (entre a Rua Maurílio Augusto Villas Boas e o Balão do Amarelinho). 
 
A Emdec também fará reserva de vagas, coibindo o estacionamento no entorno da praça, para aumentar a fluidez viária. Os foliões poderão estacionar no Portão 1 da Lagoa do Taquaral e na Rua Nuno Álvares Pereira, próxima à Administração Regional 3.
 
O desfile da City Banda provoca alterações no itinerário das seguintes linhas do transporte público coletivo: 171 – Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro); 307 – Interbairros; 308 – Interbairros; 345 – Carlos Lourenço / Cidade Judiciária; 348 – Vila Marieta / Cidade Judiciária; e 359 – Esmeraldina / Cidade Judiciária.
 
Para atender o aumento da demanda de usuários decorrente do evento, a Emdec determinou a operação de quatro linhas especiais, com seis veículos no total. Todas terão saída do Terminal Central e destino até a Praça Arautos da Paz, na altura do número 749 da Rua Armando Sales de Oliveira. São elas:
 

Linha
(Terminal Central / Praça Arautos da Paz

Saídas do ponto inicial Saídas do ponto final
901 11h40, 12h20, 12h40 e 13h20 17h40, 18h20, 18h40 e 19h20
902 12h e 13h 18h e 19h
903  11h30, 12h10, 12h30, 13h10 e 13h30 17h30, 18h10, 18h30, 19h10 e 19h30
904 11h50 e 12h50 17h50 e 18h50
 
Sousas
Ainda no sábado, oito agentes da Emdec prestam apoio operacional ao bloco “Unidos do Candinho”, no distrito de Sousas. O evento ocorre entre 14h e 18h, com expectativa de cerca de 800 participantes.
 
O desfile sairá do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, na Rua Helena Fabrini, seguindo pelas vias Antonio Prado, Cabo Oscar Rossin e Avenida Isabelita Vieira, até chegar à Praça Beira Rio, onde o bloco permanecerá até às 18h, horário previsto para a dispersão dos participantes. O trio elétrico ficará estacionado na Rua Monsenhor Dr. Emílio José Salim, em frente à Praça Beira Rio.  
 
Cambuí e Vila Industrial
No domingo, 24 de fevereiro, a operação especial da Emdec estará concentrada em três eventos carnavalescos que ocorrem na região central. O bloco “Na Surdina / Os Marcheiros” será realizado no Cambuí e deve mobilizar cerca de 1 mil participantes. As intervenções viárias ocorrem no período das 12h até as 20h, com apoio de quatro agentes da Mobilidade Urbana. A concentração será na Rua Dr. Sampaio Ferraz, próximo ao Da Vinci Bar. O percurso segue pelas vias Dr. Emílio Ribas e Capitão Francisco de Paula, até a Praça Dr. Pedro Magalhães Jr. Os bloqueios viários impactam as vias Dr. Emílio Ribas e Laís Bertoni Pereira. 
 
Os foliões terão mais uma atração carnavalesca no Cambuí, com o desfile do “Bloco do Bob”, na região do Largo Santa Cruz, no período das 16h às 20h. Cerca de 3 mil pessoas são esperadas pela organização do evento. Quatro agentes da Mobilidade Urbana prestam apoio operacional ao desfile. A concentração inicial será na Rua Irmãos Bierrenbach e o itinerário segue pela Avenida Júlio de Mesquita até chegar ao Centro de Convivência, onde ocorre a concentração final. 
 
A Vila Industrial recebe o desfile do bloco “Nem Sangue Nem Areia”, com expectativa de público de 1,5 mil pessoas. Seis agentes da Mobilidade Urbana realizam as intervenções viárias, que ocorrem no período das 13h até as 19h. A concentração do bloco será na Rua Francisco Teodoro, próximo ao portão de acesso da Defesa Civil. O desfile segue pelas vias Rangel Pestana, Dr. Salles Oliveira e São Carlos, retornando ao ponto da concentração pela Francisco Teodoro. Uma feira será realizada de forma simultânea ao evento. Haverá reserva de vagas em trecho de 60 metros da Rua Francisco Teodoro para montagem das tendas. 
 
Monitoramento
Outros nove blocos carnavalescos com ocupações de vias de menor complexidade serão monitorados por agentes da Mobilidade Urbana. Juntos, eles devem atrair mais de 8 mil participantes. Na sexta-feira, 22 de fevereiro, o monitoramento se concentra no bloco “Cordão do Félix” (Praça Carlos Gomes), realizado entre 18h e 0h. No sábado, serão quatro eventos monitorados: “Carna Afro” (Praça Rui Barbosa, no Centro, das 12h às 19h); “Balaio das Águas” (em frente à Casa de Cultura Ibaô, na Rua Ema, na Vila Padre Manoel de Nóbrega, das 12h às 19h); “Bloco Parque Itália” (Grêmio Recreativo, na Rua Padre Francisco de Abreu Sampaio, das 13h às 19h); e “Bloco Terreiro Unidos do Axé” (Praça do Coco – Barão Geraldo, das 16h às 19h). 
 
No domingo, 24 de fevereiro, quatro blocos terão monitoramento da Emdec: “Samba na Feira” (Ruas Ceará e Vicente de Paula, no São Bernardo, das 9h às 14h); “Sacode Interior” (Estação Cultura, das 10h às 23h); “Lindy Rockers na Rua” (Concha Acústica do Taquaral, das 16h às 20h); “Vem Quem Quer” (Vila União, das 13h às 20h). O percurso desse último bloco abrange as vias Dusolina Leone Tournieux, Moises Saula, Rubens Roberto Ciolfi e José Augusto de Mattos. 
 
A população pode esclarecer dúvidas sobre as intervenções viárias e alterações no transporte público pelo telefone “Fale Conosco Emdec 118”. 

Fotos: Carlos Bassan (PMC)

Autor: Ângela Silva Última alteração em 20 de Fevereiro de 2019 às 18:50