Notícias

ver todas
Emdec promove sorteio para readequação de pontos de táxis

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reuniu taxistas na manhã desta terça-feira, 9 de outubro, para escolha de vagas relativas ao processo de remanejamento de pontos. A readequação prevê a criação de 29 novas vagas em pontos existentes e a extinção de 10 pontos, com baixa demanda. A medida visa qualificar o atendimento à população e adequar a disponibilidade de táxis à dinâmica de crescimento do município.

“Estamos olhando com atenção para todos os modais de transporte existentes no município e promovendo melhorias importantes. Para a reestruturação dos pontos de táxi, identificamos aqueles cuja demanda está abaixo do esperado e optamos pela extinção. Essas vagas serão remanejadas para locais com maior fluxo, que fisicamente comportam a expansão”, disse o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, durante a abertura do sorteio.

Participaram do preenchimento das vagas 67 permissionários, sendo 29 que atuam nos pontos a serem desativados e 38 interessados em alterar o ponto em que estavam lotados. A adesão ao processo seletivo se deu mediante inscrição, realizada no período entre 26 de setembro e 02 de outubro.

Os estudos para readequação da quantidade de vagas de táxis começaram ainda no primeiro semestre, por iniciativa da Emdec; além de atenderem a solicitação formalizada pela Associação dos Permissionários, Auxiliares de Táxi (APETAX). Por conta da saturação na oferta de táxis, as paradas existentes no Terminal Multimodal Ramos de Azevedo (Rodoviária) e no Aeroporto de Viracopos não foram incluídas no sorteio.

O secretário também destacou o aspecto democrático do processo de escolha das vagas. “Além dos permissionários que terão os pontos extintos, o sorteio foi aberto a toda a categoria. Aqueles que desejam migrar para outros pontos puderam se inscrever e estão tendo a mesma oportunidade de escolha”, reforçou.

O regramento para o processo de readequação da quantidade de vagas de táxis consta na Resolução nº 320/2018, publicada no Diário Oficial do Município de Campinas, em 26 de setembro. 

As vagas remanescentes, que surgiram após a opção dos taxistas por outros pontos, também foram disponibilizadas para sorteio, podendo o próximo permissionário sorteado optar por uma delas.   

Os permissionários lotados nos pontos extintos foram automaticamente inscritos no processo e também puderam optar por uma das vagas disponíveis no momento em que foram sorteados. Além disso, foi concedida segunda oportunidade de escolha para transferência da permissão. A resolução prevê que, ao não formalizar sua opção, o taxista abre mão do seu direito de escolha, cabendo ao Poder Público determinar o novo ponto de lotação.

No ato da escolha, os taxistas assinaram termo de opção, vinculando suas atividades aos novos pontos. A data inicial de operação será informada após demarcação das novas vagas, em convocação específica, a ser publicada no Diário Oficial do Município. Até lá, os taxistas devem manter a prestação do serviço no ponto em que estavam lotados. 

Confira os pontos de táxi impactados pelo processo de remanejamento:
 
Nome do ponto Novas vagas
Mercado         2
Casa de Saúde 2
Maternidade         1
Largo Santa Cruz         2
Av. João Jorge 2
Bierrembach de Castro 2
Praça João Milani 2
Castelo         2
Extra Amoreiras 2
Swift/Extra Abolição 1
Novo Cambuí 2
Jardim Santana 1
Jardim dos Oliveiras 1
Jardim Aurélia 2
Círculo Militar 2
Jardim Garcia 1
Lagoa do Taquaral 2
 
Pontos a serem extintos        Vagas
Jardim Eulina 5
Bairro Amarais 3
Jardim Carlos Lourenço 2
Terminal Vila União 2
Vila 31 de Março         2
Techno Park         2
Cemitério de Sousas 2
Câmara de Vereadores             5
Swiss Park         3
Shopping Spazio Ouro Verde 3
 
Melhorias no serviço
Desde o ano passado, a Emdec vem promovendo importantes alterações no serviço de transporte por táxi, para deixá-lo mais atrativo e competitivo. Novas regras foram estabelecidas, como a liberalidade do taxista permanecer na primeira vaga de qualquer ponto que estiver sem nenhum veículo de táxi, a chamada “Ponta Livre”, no período da 20h até as 6h. 
 
Os taxistas também podem ficar estacionados próximos a locais estratégicos, como hospitais, hotéis, órgãos do Poder Judiciário, centros empresariais, comerciais ou industriais, centros de convenções, teatros e outros locais de entretenimento, além de templos religiosos.
 
Também ocorreu uma readequação no conceito de disponibilidade de táxi no ponto, incluindo chamado por telefone ou aplicativo. Houve ainda flexibilização no valor da tarifa, sendo permitido ao taxista conceder descontos aos usuários nas viagens realizadas. As medidas visaram racionalizar a utilização dos pontos de táxi; proporcionar mais segurança aos taxistas e disponibilizar o serviço de táxi em locais de demanda.
 
Campinas possui, atualmente, uma frota de 1.038 táxis em operação. São 899 permissionários e 890 condutores auxiliares atuando no serviço. Há 109 pontos e 43 subpontos no município. 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 09 de Outubro de 2018 às 16:52