Notícias

ver todas
Campinas ganha novas ciclovias: Washington Luiz e complemento da Baden Powell

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, entregou neste sábado, 25 de agosto, a ciclovia Washington Luiz e o trecho complementar da ciclovia Baden Powell.  A ciclovia da Avenida Washington Luiz tem 1,4 km e foi implantada no canteiro central da via. Ela liga a Estação de Transferência do Parque Prado até a Avenida Baden Powell.

O trecho complementar de ciclovia na Avenida Baden Powell tem 730 metros. Fica no canteiro central da via, ligando o trecho já existente na avenida, a partir da Avenida São José dos Campos, até a Avenida Washington Luiz. Dessa forma, a ciclovia da Avenida Baden Powell está interligada com a da Avenida Washington Luiz. Na Baden Powell já existe trecho de ciclovia com 1,6 km.

“Além de melhorar a parte urbanística da cidade, também estamos melhorando a saúde da população, dando para as pessoas a opção do uso da bicicleta para o lazer e, também, para o transporte”, afirmou o prefeito Jonas durante a entrega que reuniu secretários municipais, vereadores, funcionários da Administração e muitos moradores da região.

A ciclovia Washington Luiz e o trecho complementar da ciclovia Baden Powell tiveram custo de R$ 578,6 mil. Com os novos trechos entregues, Campinas acumula quase 27 km de ciclovias.

“Uma das principais bandeiras da Administração é a adoção de um novo modal de transporte, a criação de um sistema cicloviário e o uso da bicicleta como meio de deslocamento das pessoas. Um modal integrado ao transporte público. E estamos fazendo isso”, disse o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

A Administração municipal já entregou três trechos de ciclovias no Distrito de Nova Aparecida, totalizando 2 km; ciclovia na Avenida Theodureto de Almeida Camargo (1,6 km); Baden Powell, no Jardim Nova Europa, com 1,6 km; Norte-Sul, com 1,3 km; e Mackenzie (6,7 km).

Projetos em andamento
Construção de ciclovia em Barão Geraldo, que terá 1,9 km, ligando o Terminal Barão Geraldo até a moradia estudantil. Além disso, haverá a revitalização de ciclovias e ciclofaixas da região.

Execução de projeto executivo de 5,2 km de ciclovias no Campo Grande. A ciclovia sairá da Praça da Concórdia, seguindo pela Avenida Professora Aracy Caixeta Barbosa, passando pela Praça João Amazonas e chegando ao Terminal Itajaí. Com derivação pela Rua Dr. Pedro Miguel e Avenida Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, chegando ao conjunto habitacional Jardim Bassoli e ao ginásio.

Investimento de R$ 2,188 milhões no Campo Grande e Barão Geraldo.

Sistema cicloviário
O sistema cicloviário vai tomando forma. O sistema contempla mais de 180 km de ciclovias, nas diversas regiões do município e será articulado com os principais eixos do transporte.

Objetivo é tornar a bicicleta um meio de transporte para pequenos deslocamentos, aliada ao transporte público coletivo. A bicicleta é indicada para deslocamentos curtos, com raio em torno de 5 km. Com velocidade média de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos.

Diferentemente das ciclofaixas, as ciclovias são espaços totalmente segregados do tráfego comum, sendo mais seguras para os deslocamentos.

Estação Parque Prado
A Estação de Transferência Parque Prado está implantada no canteiro central da junção da Avenida Washington Luiz com a Rua Lux Aeterna, em frente ao Shopping Prado. O local possui 12 abrigos, com seis pontos de embarque e desembarque. São três no sentido Centro – bairro e os outros três no sentido inverso (bairro – Centro).

A estação tem pavimento rígido, piso podotátil, rampas acessíveis, gradis e bicicletário com 10 vagas.

Linhas que atendem a estação:
344 - Jardim Amazonas
348 – Vila Marieta / Estação Cidade Judiciária
371 – Shopping Dom Pedro / Estação Parque Prado
377 – Vila Marieta / Shopping Dom Pedro
378 – Carrefour Valinhos / Shopping Iguatemi
408 – Parque Jambeiro
408.1 – Parque Jambeiro

 

 

Autor: Márcio Souza Última alteração em 25 de Agosto de 2018 às 13:32