Notícias

ver todas
Implantação dos corredores BRT é tema de reunião na Câmara de Vereadores

A implantação dos corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) no município foi tema de reunião na Câmara de Vereadores, realizada na tarde de 7 de novembro, no Plenário do Legislativo Municipal. O secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, foi convidado para expor os detalhes da elaboração dos projetos executivos e execução das obras à Comissão Especial de Estudos que acompanha a implantação dos corredores Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral.

O encontro foi presidido pelo vereador Rodrigo Luis de Barros Almeida e teve como pauta as desapropriações na área central. Barreiro esclareceu aos presentes que o BRT é a maior obra de mobilidade urbana e o maior projeto do governo do prefeito Jonas Donizette. Apresentou as características do projeto, as formas de contratação das empresas para a elaboração dos projetos Básico e Executivo (que foi dividido em quatro lotes), as intervenções que serão necessárias e o cronograma das obras.

O secretário de Transportes explicou que as obras de drenagem e compactação do solo foram iniciadas em agosto deste ano, no trecho 1 do Corredor Campo Grande e Corredor Perimetral, compreendido entre o trecho do Terminal Mercado, seguindo pelo antigo leito do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) até a Estação Campos Elíseos.

Com relação às desapropriações, o secretário ressaltou que 86 áreas serão afetadas, sendo 63 áreas sem construção e 23 com áreas construídas. As vias que terão áreas desapropriadas na região central correspondem a trechos das ruas Dr. Ricardo, Francisco Elisiário, Saldanha Marinho e Dr. Mascarenhas.

Barreiro esclareceu ainda que as pessoas afetadas com as obras são avisadas. “Já iniciamos o processo de comunicação formal aos proprietários e começaremos a discutir o processo de desapropriação”, disse.

Por fim, o secretário enfatizou que as intervenções viárias e as desapropriações terão início em março de 2018; e que trabalhará para que haja o menor impacto possível aos moradores e comerciantes da região. As dúvidas dos moradores e comerciantes que estiveram presentes no plenário da Câmara foram esclarecidas.
 
Última alteração em 08 de Novembro de 2017 às 14:52