Notícias

ver todas
Projeto sobre uso de armas de fogo para agentes de trânsito é vetado

O Presidente Michel Temer, vetou na quinta-feira, 26 de outubro, o projeto de lei nº 152/2015 que autorizava o uso de armas de fogo por agentes de trânsito.
 
O veto presidencial, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 27 de outubro, teve como justificativa "contrariedade ao interesse público".
 
A decisão foi comemorada pela municipalidade, uma vez que o Prefeito Jonas Donizette, que também ocupa o cargo de Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e o Secretário Municipal de Transportes e Presidente da Emdec, Carlos José Barreiro já haviam se posicionado contrários ao projeto de lei.
 
Para Barreiro “o porte de arma de fogo só iria incitá-los a usá-la e isso não iria aumentar em nada a segurança dos agentes. O que é preciso é que haja um comportamento de respeito entre as pessoas”.
 
Barreiro ainda esclareceu que questões de segurança pública competem as Forças Armadas, Policia Federal, Polícia Militar e Guarda Municipal. Ao agente de trânsito compete orientar, fiscalizar e autuar.
 
Autor: Giselle Normanha