Notícias

ver todas
Audiência Pública debate o uso de arma de fogo para Agentes da Mobilidade

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) foi convidada pelo Vereador Paulo Galtério a comparecer na tarde de ontem, 25/10, na Câmara Municipal em Audiência Pública para se posicionar sobre o uso de arma de fogo para os Agentes da Mobilidade Urbana.

Estiveram presentes na mesa do plenário, o Sr. Carlos José Barreiro, Secretário Municipal de Transportes e Presidente da Emdec, o Vereador Tenente Santini, Miguel Lorenzon, Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores no Sistema de Operação, Sinalização, Fiscalização Manutenção e Planejamento Viário e Urbano do Estado de São Paulo (Sindviários) e o Vereador Paulo Galtério que mediou o debate.
 
A Audiência Pública foi motivada pelo PLC nº 152/2015, aprovado pelo Senado em 27/09/2017, e encaminhado para a sanção do Presidente Michel Temer.
 
Barreiro esclareceu que esse assunto já havia sido debatido no Fórum de Secretários de Trânsito e Transportes e que naquela ocasião os secretários foram unânimes contra esse projeto de lei (PL).
 
O secretário ainda enfatizou que o PL diz que o uso de arma de fogo tem de ser de interesse da municipalidade e que a Emdec, seguindo o posicionamento da Frente Nacional dos Prefeitos, a qual o Prefeito Jonas Donizette é o presidente, é contrária ao uso de armas pelos Agentes da Mobilidade Urbana. 
 
Barreiro ainda esclareceu que mesmo que o projeto seja aprovado pelo Presidente Temer os Agentes da Mobilidade Urbana não portarão armas de fogo: “O porte de arma de fogo só iria incitá-los a usá-la e isso não iria aumentar em nada a segurança dos agentes. O que é preciso é que haja um comportamento de respeito entre as pessoas”.
 
O dirigente do Sindviário, Miguel Lorenzon também se posicionou contrário ao uso de armas de fogo pelos agentes. Já o Vereador Tenente Santini se manifestou favorável ao projeto de lei.
 
Autor: Giselle Normanha Última alteração em 26 de Outubro de 2017 às 14:19