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Prefeitura faz teste final com Tíquete QR Code para pagamento da tarifa de ônibus

Atenta às novidades tecnológicas e buscando maior segurança para usuários do transporte urbano coletivo e na operação do sistema, a Administração municipal realiza o teste final do uso de tíquetes com o sistema de QR Code (Quick Response Code; Código de Resposta Rápida na sigla em Inglês) para o pagamento da tarifa. O bilhete com QR Code finaliza o processo de eliminação do dinheiro, dentro dos ônibus, para o pagamento da passagem.

A partir de 16 de setembro, próximo sábado, começa a venda de tíquetes QR Code para todo o sistema de transporte público coletivo do município. Por 90 dias ocorre o teste assistido. No período ainda será possível pagar a passagem em dinheiro.

A apresentação da nova forma de pagamento ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 13 de setembro, na Sala Azul do Paço Municipal. O prefeito Jonas Donizette testou o bilhete QR Code. “Não ter o dinheiro dentro dos ônibus é uma segurança para todos os usuários e, também, para os motoristas. Nós buscamos um novo sistema que funcione para todos, mas que foi feito para um público-alvo específico, que usa o ônibus esporadicamente”, enfatizou o prefeito Jonas.

Atualmente, cerca de 90% dos usuários do transporte público coletivo de Campinas utilizam cartões da família Bilhete Único para o pagamento da tarifa. Apenas 10% dos usuários pagam a passagem em dinheiro. O sistema transporta em torno de 225 mil pessoas por dia útil. E a vantagem do uso do Bilhete Único é que ele proporciona a integração, ou seja, o uso de mais de um ônibus, por um período de 2h, pagamento apenas uma tarifa. O benefício é válido para todos os dias da semana.

O evento contou com a presença de vereadores; representantes da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e das cooperativas dos permissionários do transporte; e técnicos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, afirmou que “este é o último passo para que o pagamento da tarifa de ônibus seja 100% desembarcado (fora do veículo), como em alguns países do 1º mundo. Mais um exemplo de inovação, no nosso município”.

De acordo como o diretor de Comunicação da Transurc, Paulo Barddal, o investimento no novo sistema foi da ordem de R$ 1,5 mil por veículo.

Como funciona
O QR Code é um código de barras bidimensional, impresso em papel, que armazena dados e caracteres. O ticket tem a codificação da tarifa e substitui o pagamento em dinheiro dentro dos ônibus, eliminando a necessidade do motorista receber pela passagem.

O bilhete com o QR Code tem custo de R$ 4,50, o mesmo valor de uma passagem para pagamento em dinheiro. E não proporciona a integração.

Todos os validadores dos ônibus que operam no sistema já estão equipados com leitor de tíquete QR Code. O sistema totaliza 1.250 veículos distribuídos em cerca de 200 linhas, sendo que 80% são acessíveis.

Como comprar
A venda do tíquete QR Code ocorre em toda a rede credenciada pela Transurc. São mais de 300 estabelecimentos comerciais, como casas lotéricas, drogarias, padarias, bancas de jornal, mercados, açougues, entre outros. Há pontos em todas as regiões do município.

Também há pontos de venda na sede da Transurc (Rua 11 de Agosto, 757, Centro); nos terminais urbanos (Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Dom Pedro, Iguatemi, Itajaí, Mercado I, Mercado II, Ouro Verde, Padre Anchieta, Vida Nova e Vila União); e nas unidades do Poupatempo Centro e Campinas Shopping. Futuramente, o tíquete QR Code também poderá ser adquirido por aplicativo no celular.

O bilhete tem validade de 30 dias, contados a partir da data da emissão impressa na passagem. Não há possibilidade de reembolso pela não utilização da passagem.

Eliminação do dinheiro
O projeto de eliminação do uso do dinheiro dentro dos ônibus, como forma de pagamento da passagem, entra na fase final de implantação, com o QR Code. A principal preocupação da Administração municipal, quando iniciou a ação em 2014, foi com a segurança de passageiros e operadores do transporte público, além de promover a modernização do sistema.
 
Em agosto de 2014 foi lançado o Programa de Aperfeiçoamento Profissional (PAP), em parceria com a Transurc. O programa foi uma oportunidade de requalificação profissional para os cobradores, que ofereceu cursos gratuitos em quase dez carreiras de atuação.
 
Em outubro de 2014 foram criados os bilhetes 1 Viagem e 2 Viagens para os passageiros ocasionais do transporte público.
 
Em 20 de janeiro de 2017 começou o projeto piloto do uso do tíquete com o sistema QR Code em 25 veículos de oito linhas que atendem os distritos de Sousas e Joaquim Egídio. As linhas escolhidas foram: 300 – Sousas / Terminal Barão Geraldo; 390 – Joaquim Egídio; 391 – Nova Sousas; 392 – San Conrado; 393 – Cabras / Estação Sousas; 394 – Parque Jatibaia; 396 – Sousas; e 398 – Fazenda Espírito Santo / Estação Sousas.

Melhorias no transporte
A Administração municipal persegue, continuamente, o objetivo de proporcionar à população um transporte público de qualidade, seguro, rápido e eficiente. Em andamento está a implantação de 36,6 km de corredores BRT (Bus Rapid Transit; Ônibus de Trânsito Rápido na sigla em Inglês), nos distritos do Campo Grande e do Ouro verde. Cerca de 450 mil pessoas serão beneficiadas pelo novo sistema de transporte, que terá o pagamento da tarifa totalmente desembarcado.

Serão três corredores exclusivos para os ônibus. Além do BRT Campo Grande e do BRT Ouro Verde, haverá uma ligação entre os dois corredores, chamado de BRT Perimetral.

Nos últimos anos foram incorporados à frota do transporte público 334 novos ônibus, todos acessíveis. Ocorreu o aumento do tempo de integração para 2h, em todos os dias da semana; criação do Passe Lazer e do Bilhete Universitário; implantação de 7,5 km de faixas exclusivas e do Núcleo de Monitoramento do Transporte.

A acessibilidade nos ônibus atinge 80% da frota. Com o “Busão na Hora” a população tem, na palma mão e em tempo real, as principais informações do sistema (horário, itinerário, linhas, acessibilidade, entre outras). A frota do transporte público tem 10 ônibus elétricos em operação.
Autor: Márcio Souza Última alteração em 13 de Setembro de 2017 às 14:26