Notícias

ver todas
Administração apresenta na Câmara de Vereadores conceitos do Parklet

A Administração municipal, representada pelo secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, e pelo presidente da Serviços Técnicos Gerais (Setec), Arnaldo Salvetti Palácio Jr., apresentou na noite de terça-feira, dia 22 de agosto, na Câmara de Vereadores, os conceitos envolvendo a implantação de parklets, no município. O debate público foi presidido pelo vereador Nelson Hossri Neto.

Também estiveram presentes no evento engenheiros, arquitetos, representantes de associações e movimentos de bairros, técnicos da Emdec e Setec, e munícipes. O secretário de Transportes pontuou que o maior objetivo da Administração municipal com o projeto de implantação dos parklets é de “devolver à coletividade espaços públicos antes ocupados por veículos particulares, utilizando, de maneira adequada, vagas de estacionamento para a implantação de áreas de convívio e descanso”.

Barreiro explicou algumas primícias para a implantação dos espaços. Entre elas, as minipraças serão montadas em regiões com grande adensamento vertical, próximas a edifícios residenciais; fachadas ativas, com comércio no entorno; locais com poucas praças ou poucos espaços de convivência; iluminação favorável; e que é necessário que moradores e comerciantes da região acolham o projeto, pois a Administração municipal não irá colocar verba pública na execução.

O parklet é dotado de elementos como árvores, bancos e iluminação. Proporciona uma área de convivência, descanso, leitura, navegação na internet e outras facilidades para ser usado por toda a comunicade. “Com a avaliação, por seis meses, do projeto-piloto implantando na Rua Coronel Quirino, no Cambuí, será possível definir os tipos de materiais utilizados na implantação, avaliação da aceitação e forma de utilização do espaço pelos munícipes e realizar os ajustes para um conceito que contemple todas as regiões da cidade”, afirmou o secretário de Transportes.

O presidente Arnaldo Salvetti pontuou que a Setec está pronta para auxiliar na construção do regramento, no que for de competência da autarquia municipal. “Já estávamos realizando um estudo sobre o projeto e avaliando qual a melhor maneira da implantação trazer benefícios para toda a comunidade. Também estudamos a implantação de taxas, caso o espaço seja utilizado comercialmente”.

Regramento
A Administração municipal, a partir do projeto-piloto do Cambuí, prepara regramento para o parklet, que será encaminhado à Câmara de Vereadores para a ampla discussão.

Como conseqüência do regramento, será elaborado um Manual de Padrões, Instalação e Manutenção do Parklet no Município.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 23 de Agosto de 2017 às 12:36