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Implantação do Corredor BRT altera portaria da Pirelli na Avenida John Boyd Dunlop

A implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande traz mais uma alteração na Avenida John Boyd Dunlop. Nesta quinta-feira, dia 6 de julho, a fábrica da Pirelli, na região do Satélite Íris, inaugurou a nova portaria.

O novo espaço foi estrategicamente posicionado para evitar possíveis conflitos viários, quando os corredores estiverem ativos, em frente à fábrica da Pirelli, empresa que tem contribuído com o projeto de mobilidade urbana local. Após uma obra que durou oito meses, a portaria usada para o trânsito de caminhões foi deslocada para a Rua Heitor Lacerda Guedes e conta com vagas suficientes para os caminhões que abastecem a companhia.

Representando o prefeito Jonas Donizette na inauguração, o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, destacou as transformações que a Avenida John Boyd Dunlop já vem experimentando. “Já ocorreu o alargamento do viaduto da linha férrea sobre a avenida, aqui perto, no Jardim Florence. A próxima etapa é a construção das faixas de rolamento. Serão dez faixas, cinco por sentido, contra as duas, uma por sentido, que havia anteriormente. Também já foi construído o viaduto de acesso para o Shopping Parque das Bandeiras, que melhorou a fluidez de trânsito na região”.

JBD e o BRT
A Avenida John Boyd Dunlop tem aproximadamente 30 quilômetros de extensão. São 15 quilômetros por sentido: Centro – bairro e bairro – Centro. É a maior avenida do município e a principal ligação para a região do Distrito do Campo Grande. Circulam pela avenida, por dia, uma média de 60 mil veículos.

A Avenida John Boyd Dunlop irá sofrer uma grande intervenção com a implantação do Corredor BRT Campo Grande, que irá priorizar o transporte público coletivo. O Corredor será construído na área central da avenida, separando os dois sentidos de direção. A avenida irá ganhar estações de transferência modernas; e, em alguns pontos, serão construídos viadutos. Ao todo serão construídas 12 obras de arte (pontes e viadutos).

O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí.

Os três corredores BRT do município - Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral - terão custo total de R$ 451,5 milhões. Serão 36,6 km de corredores, com tempo total de obras de três anos.

No final de maio, o município recebeu o primeiro canteiro de obras do BRT, implantando na confluência dos bairros Bonfim e Botafogo, em área do antigo leito desativado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O acesso ao canteiro é pela Rua Dr. Cesário Motta, no Botafogo. Desde então, ocorre a limpeza do leito do VLT. O início das obras está previsto para agosto.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 06 de Julho de 2017 às 13:32