Notícias

ver todas
Campinas apresenta soluções de Mobilidade Inteligente em workshop Brasil Alemanha

Campinas apresentou as soluções de Mobilidade Inteligente que estão em desenvolvimento no município, dentro do encontro “Cooperação Tecnológica Brasil – Alemanha sobre Mudança do Clima / Matchmaking Workshop Electric Mobility”, realizado em São Paulo. O evento, organizado pelo Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, promove debates e trabalhos em grupo sobre soluções inovadoras e amigáveis ao clima, dentro da área de Mobilidade Urbana Sustentável.

Os trabalhos começaram no dia 4 de julho e nesta quarta-feira, 5, o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, fez apresentação sobre as ações inovadoras do município em mobilidade. “Dentro do plano de gestão do prefeito Jonas Donizette, traçamos vários estudos para implementar uma nova Política de Mobilidade Urbana no município, que privilegie o transporte público coletivo e modais de deslocamentos mais sustentáveis. Campinas é a primeira cidade do País a ter ônibus totalmente elétricos na frota do transporte público”, disse Barreiro.

Atualmente são 12 ônibus elétricos em operação, no município. Os veículos atendem a região do Terminal Campo Grande e Sousas. Além disso, três táxis elétricos também estão à disposição da população. A cidade também já possui nove eletropostos (postos de recarga para veículos elétricos), com previsão de implantação de mais 12.

No encontro, Barreiro também detalhou a criação da chamada “Área Branca”, na região central do município. Uma área com aproximadamente 3 Km² e perímetro de 7 Km, que terá a circulação de veículos do transporte coletivo somente movidos por energia limpa (ônibus elétricos ou híbridos).

Planejamento
Também como ações futuras, o secretário Carlos Barreiro salientou o desenvolvimento do município orientado para o transporte público. A elaboração e revisão do Plano Diretor; a elaboração de um Plano Viário que contemple os deslocamentos num horizonte de 2025 e 2040; e o estudo de modal de transporte ligando o Centro ao Aeroporto Internacional de Viracopos também foram tema da exposição.

Além dos dados sócio-econômicos do município, na exposição do secretário de Transportes também foram destaque a implantação dos corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido), faixas exclusivas para ônibus, o monitoramento, em tempo real, do sistema de transporte público coletivo, aplicativo do transporte (Busão na Hora), entre outros.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 05 de Julho de 2017 às 17:16