Notícias

ver todas
Campinas recebe homenagem especial do ONSV pelo sucesso do Maio Amarelo

Campinas recebeu homenagem especial do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) pela realização do Movimento Maio Amarelo 2017. O evento de premiação de ações, empresas, entidades e pessoas envolvidas com o Movimento ocorreu na noite de 29 de junho, no Auditório da Telefónica, em São Paulo.

O ONSV entregou a condecoração “Destaque do Maio Amarelo” para o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro. “Nós tínhamos uma meta inicial de realizar uma ação por dia, durante todo o mês de maio, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a questão da segurança viária. No final, na média, contabilizamos quase três ações por dia. Um grande sucesso!”, avalia Barreiro.

De 1º até 31 de maio foram realizadas 83 ações no município, que atingiram, diretamente, 370 mil pessoas. Os trabalhos envolveram 63 parceiros. Dentro da programação ocorreu a iluminação de edificações na cor Amarela; lançamento de Guia de Prevenção de Acidentes de Trânsito, voltado para trabalhadores; montagens de mini circuito de trânsito para crianças; lançamento da campanha “Tá lá o corpo estendido no chão” - pintura de silhuetas de corpos em 38 locais onde houve acidentes de trânsito fatais em 2016 -; simulado de acidente de trânsito seguido de atropelamento, com múltiplas vítimas na Rua Dr. Delfino Cintra; inspeção veicular ambiental; palestras e ações educativas com agentes da Mobilidade Urbana e educadores da Emdec; entre outras.

Também como ação do Maio Amarelo, a Emdec divulgou os dados de acidentalidade no município, em 2016. E com uma ótima notícia: Campinas vem reduzindo, seguidamente, os índices de mortes no trânsito da malha urbana. Ocorreram quedas nos três últimos anos. A variação no número de mortes, entre 2013 e 2016, chega a 26,73%. Foram 101 mortes no trânsito em 2013; e 74 em 2016.

Para 2018, a meta estipulada pelo secretário Carlos Barreiro é de aumentar em três vezes o total de pessoas atingidas pelas ações do Maio Amarelo; e reduzir, ainda mais, o número de vítimas fatais no trânsito campineiro.

Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU), lançada em maio de 2011. A meta é reduzir pela metade o número de acidentes e mortes no trânsito.

O símbolo do Movimento é um laço na cor Amarela. Campinas é signatária do Maio Amarelo desde 2014. Em 2017, o tema do Maio Amarelo foi “Minha escolha faz a diferença”. O lema do Movimento é sempre “Atenção pela Vida”.

Os dados de acidentalidade na malha urbana do município ficam disponíveis no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, em “Trânsito”, “Cadernos de Acidentalidade”.

 

 

Autor: Márcio Souza Última alteração em 30 de Junho de 2017 às 09:38