Notícias

ver todas
PAI-Serviço terá novo regulamento para aprimorar prestação do atendimento

O PAI-Serviço passa por revisão no regulamento, que terá alterações para aprimorar a prestação do atendimento aos usuários. A novidade foi anunciada pelo secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, durante reunião nesta terça-feira, 20 de junho, da Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara de Vereadores.

A Emdec estuda a implantação de ações como o cadastro via internet, recadastramento dos usuários a cada dois anos, priorização dos atendimentos, horários de encaixes e limitação no número de viagens por dia. As definições devem ser concluídas em 60 dias.

“O PAI-Serviço tem um custo mensal de R$ 1 milhão, totalmente bancado pela Administração. Nossa maior dificuldade está na programação das viagens e nos cancelamentos de última hora. Estamos preparando uma série de ações para atender um maior número de pessoas, com um roteiro mais otimizado”, revelou Barreiro.

A reunião foi realizada no Plenarinho “Sala Sylvia Paschoal” e contou com a presença dos vereadores Alberto Alves da Fonseca (Professor Alberto), presidente da CEE do PAI-Serviço; Jorge dos Santos Montanari (Jorge da Farmácia), relator da CEE; população; e grupo técnico da Emdec.

“Nossa média de atendimento atual é de cerca de 80% das solicitações. É uma performance bastante positiva, para um serviço de transporte público gratuito e dadas as atuais circunstâncias”, afirmou o secretário de Transportes.

Raio X
O PAI-Serviço oferece transporte gratuito às pessoas com restrição severa de mobilidade. Os deslocamentos podem ser realizados para tratamento médico, sócio-assistencial, educação, atividades diversas e trabalho. Atualmente são 2.791 usuários ativos. Desse total, 1.428 (51,16%) são do sexo masculino; e 1.363 (48,84%) feminino.

O serviço atende várias faixas etárias, com destaque para usuários com idade igual ou superior aos 60 anos, com 1.541 cadastros, representando 55,21%. São 143 usuários com idade igual ou superior aos 91 anos.

O PAI-Serviço possui 47 vans adaptadas e dois ônibus. São 31 vans com capacidade para três cadeirantes com acompanhante; e 16 vans com capacidade para dois cadeirantes com acompanhante. Cada ônibus possui 8 boxes para cadeirantes, com espaço para acompanhante. Todos viajam sentados.

Entre janeiro e maio de 2017 foram realizados 37.819 atendimentos. Somente em maio foram 11.507 atendimentos.

Os usuários têm à disposição um canal telefônico gratuito para o agendamento das viagens. O Disque PAI-Serviço atende pelo número 0800 600 1517. Além do agendamento das viagens, também há informações sobre cadastro. O atendimento ocorre todos os dias da semana, das 6h às 24h.

Os veículos do PAI-Serviço circulam de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 23h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 7h30 às 18h. O PAI-Serviço não é um serviço de emergência ou urgência e está capacitado para transportar apenas pessoas cujo estado de saúde esteja compatível com as condições oferecidas, a critério do médico do usuário.

Campinas também já conta com 80% de acessibilidade na frota de 1,2 mil ônibus do serviço de transporte público coletivo municipal. São 21 táxis acessíveis em operação.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 20 de Junho de 2017 às 18:49