Notícias

ver todas
Palestra na Emdec compara mobilidade sustentável de Campinas e Groningen

A graduanda em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora Lívia Ferreiro Velho Rodrigues virá à Emdec nesta quarta-feira, 7 de junho, às 9h, para apresentar a palestra “Políticas Públicas e Mobilidade Urbana Sustentável: uma análise comparativa entre Campinas e Groningen, Holanda”. O evento será na Sala de Treinamento, somente para funcionários da Emdec.

A palestra na Emdec ocorre dentro da Semana do Meio Ambiente no município, cujo tema é “No meio ambiente, não há fronteiras!”. A programação completa da Semeia 2017, organizada pela Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pode ser consultada no endereço eletrônico http://ambientecampinas.wixsite.com/semeia2017. Vai de segunda-feira, 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), até sábado, 10 de junho.

Além da análise comparativa entre as cidades brasileira e neerlandesa por Lívia Ferreiro Velho Rodrigues, focando em especial na bicicleta como meio de transporte, os profissionais da Emdec que comparecerem serão atualizados pela Divisão de Planejamento e Projetos de Infraestrutura sobre o Plano Cicloviário, e pela Chefia de Gabinete sobre o sistema de bicicletas públicas, bicycle-sharing system, previsto no Plano de Mobilidade Sustentável campineiro.

Dentro do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, estuda-se a implantação da carona solidária e de sistemas públicos de bicicletas e de aluguel de carros. O objetivo é que Campinas tenha uma mobilidade acessível, inovadora, com menos poluição e mais saúde. O plano está sendo desenvolvido em parceria com a organização de sustentabilidade World Business Council for Sustainable Development (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável - WBCSD).

O WBCSD conduz o Projeto de Mobilidade Sustentável 2.0 (SMP 2.0), do qual participam apenas seis cidades: Campinas, única das Américas, Lisboa (Portugal), Hamburgo (Alemanha), Chengdu (China), Bangcoc (Tailândia) e Indore (Índia). 

Recicle-se
Na ocasião da palestra, o Grêmio Recreativo Esportivo e Social da Emdec (Gremdec) lançará oficialmente o projeto Recicle-se, em substituição ao Ecos Sustentabilidade da empresa. O grêmio vai assumir as ações de reciclagem e o lucro obtido com a venda de materiais será revertido a iniciativas do Bem Maior, grupo de voluntários da Emdec.

O Gremdec também sorteará canecas entre os colaboradores presentes na Sala de Treinamento, para ajudar a reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis.
Autor: Edgard Oliveira Jr. Foto: Carlos Bassan Última alteração em 06 de Junho de 2017 às 14:39