Notícias

ver todas
Barreiro apresenta em São Paulo as soluções implantadas na mobilidade de Campinas

O secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, dará palestra em São Paulo nesta quinta-feira, 18 de maio, no Seminário de Segurança Veicular e Eletroeletrônica “Mobilidade segura e conectividade na era digital”, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), que será realizado na Universidade Paulista (Unip), à Rua José Maria Whitaker, 373, Vila Clementino.
 
Intitulada “Infraestrutura viária e os impactos nos acidentes de trânsito”, a apresentação de Barreiro começará às 11h20. A abertura do evento será às 9h, por Edson Orikassa, presidente da AEA. Quatro palestras precederão a do secretário. Haverá outras cinco à tarde. A programação completa pode ser consultada em http://aea.org.br/home/18-de-maio.
 
Fundada em 1984, a AEA tem, segundo descrição no endereço eletrônico acima, “o objetivo de ser um fórum neutro de debate sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional, com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa e entidades internacionais”.
 
Barreiro começará mostrando dados da Região Metropolitana de Campinas (área, população, Produto Interno Bruto – PIB), do transporte público coletivo municipal (Sistema InterCamp) e do trânsito campineiro (frota, semáforos, pessoal e estrutura de fiscalização e operação).
 
Em seguida, a taxa de motorização – Campinas possuía 1 veículo para cada 1,3 habitante em 2016 – e as estatísticas de acidentes de trânsito no município. Os números, detalhados no Caderno de Acidentalidade 2016, foram divulgados pela Emdec na última sexta-feira, 5 de maio.
 
O secretário colocará em pauta o termo de cooperação entre SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) e Emdec, que permite investigar as causas dessas ocorrências aplicando metodologias fundamentadas em critérios internacionais.
 
Ele abordará, também, os temas faixas exclusivas para ônibus (7,5 km implantados em 2016); restrições à circulação de veículos de carga; futuros corredores do BRT (Bus Rapid Transit, Transporte Rápido por Ônibus); e o Núcleo de Monitoramento de Transporte (Numt), que se baseia no sistema AVL (Automatic Vehicle Location, Localização Automática de Veículos) para rastrear e gerenciar a operação do Sistema InterCamp em tempo real. Paralelamente, a tecnologia permite que a população consulte o tempo estimado de chegada dos ônibus nos pontos, através do aplicativo CittaMobi (“Busão na Hora”).
 
Outro recurso apresentado será a biometria facial instalada nos ônibus, que confere, na catraca, se o usuário do Bilhete Único (categorias Gratuito, Idoso, Escolar e Universitário) é realmente o beneficiário da gratuidade ou do desconto.
 
Barreiro explicará como atuam as áreas de operações e planejamento da Emdec na gestão do trânsito e transporte. Na sequência, discorrerá sobre a elaboração do Plano Diretor, Plano Viário e dos estudo de viabilidade para a ligação da região central ao Aeroporto Internacional de Viracopos. 
 
Por fim, falará a respeito das ações de educação para a mobilidade da Emdec, que promovem a segurança viária na cidade.
 
XIX Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma
Também na quinta-feira, às 18h30, o secretário municipal de Transportes estará presente na abertura do 4º Congresso da Sociedade Mundial de Cirurgia de Emergência / Intergastro & Trauma 2017 / XIX Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT), no Expo Dom Pedro, localizado na Avenida Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra.
 
Há informações gerais sobre os eventos, que vão se estender até sábado, 20 de maio, no endereço eletrônico http://www.campinas2017.com.br/2017/pt.
 
A Emdec também vai instalar um cenário de acidente para treinamento de resgate no XIX Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma. Participantes do congresso serão treinados nesta instalação pelo pessoal da Liga do Trauma. 
 
Mais cedo, às 14h, no mesmo endereço, a líder do processo de Educação e Cidadania da Emdec, Débora Damasco, ministrará a palestra “O Projeto P.A.R.T.Y: parcerias e estratégia multidisciplinar”, na II Jornada SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) de Prevenção ao Trauma e no II Simpósio Internacional do Projeto P.A.R.T.Y.
 
No P.A.R.T.Y. (“Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth” - “Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude”), estudantes passam por UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e enfermarias de hospitais, conversam com pacientes vítimas de acidentes de trânsito e assistem a palestras de conscientização sobre os riscos da imprudência ao volante. Há detalhes em https://programapartybrasil.wordpress.com e http://partyprogram.com. A Emdec é um dos órgãos que integram o projeto em Campinas.

Com foto de Carlos Bassan (Francisco Glicério)
Autor: Edgard Oliveira Jr. Última alteração em 16 de Maio de 2017 às 16:32