Notícias

ver todas
Simulado de acidente com múltiplas vítimas é tema de ação dentro do Maio Amarelo

Cenário de acidente de trânsito, com atropelamento, no Centro de Campinas, envolvendo várias vítimas. Veículos retorcidos, gritos, choro, desespero... A cena, impactante, é a tônica de um simulado de atendimento de acidente com múltiplas vítimas, que integra as ações dentro do Maio Amarelo 2017.

A atividade será desenvolvida no dia 17 de maio, quarta-feira, a partir das 15h, na Rua Delfino Cintra, em frente à Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, no Centro. Organizado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), além da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), também participam da ação a Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (Cobom), Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), Sociedade de Medicina, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ligas do Trauma de faculdades do município e concessionárias de rodovias.

Será realizado o resgate e atendimento das vítimas, seguindo todos os protocolos adotados em situações reais. Ao mesmo tempo, educadores da Emdec realizam abordagem educativa com os munícipes, conscientizando sobre a importância de escolhas seguras no trânsito.

As ações de operação de trânsito da Emdec para a realização do simulado começam a partir das 14h30. Trecho da Delfino Cintra, entre Regente Feijó e Avenida Francisco Glicério, será compartilhado para a montagem do cenário. A partir das 15h, haverá o bloqueio total da Delfino Cintra, a partir do cruzamento com a Avenida Orosimbo Maia. O desvio poderá ser realizado pela Avenida Francisco Glicério; ou seguindo pela Orosimbo Maia, dependendo do destino do motorista.

Para o pouso do helicóptero Águia, que será na confluência das vias Delfino Cintra, Francisco Glicério e Marechal Deodoro, também haverá bloqueios momentâneos na Glicério com Orosimbo; Isolethe Augusta Sousa Aranha com Orosimbo; e Sacramento com Marechal Deodoro. A previsão do encerramento do simulado e liberação total das vias é por volta das 16h.

O movimento Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde o início, Campinas participa das ações educativas de conscientização sobre segurança viária. Todas as atividades do Maio Amarelo de 2017 no município podem ser conferidas no hot site www.emdec.com.br/maioamarelo, criado pela Emdec.


 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 12 de Maio de 2017 às 12:46