Notícias

ver todas
Emdec realiza abordagens educativas e palestras na segunda semana do Maio Amarelo

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) põe em prática diversas ações de educação para a mobilidade neste mês, quando ocorre o Maio Amarelo – “Atenção pela Vida”.
 
O órgão novamente participa do movimento, criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (www.onsv.org.br), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU), lançada em maio de 2011.

Entre segunda (08/05) e sexta-feira (12/05), dois agentes da mobilidade urbana e dois educadores da Emdec abordarão pedestres e motoristas em parceria com o Corpo de Bombeiros. O corpo a corpo será nas seguintes datas, horários e locais:
 
- Terça-feira, 09/05, às 11h, na Avenida John Boyd Dunlop, em frente à Pontifícia Universidade Católica (PUC);
- Quarta-feira, 10/05, às 9h, no cruzamento Avenida Senador Saraiva x Rua Treze de Maio;
- Quinta-feira, 11/05, às 11h50, na Avenida das Amoreiras, em frente ao Serviço Social da Indústria (Sesi);
- Sexta-feira, 12/05, às 10h, na John Boyd Dunlop, em frente à Pirelli.
 
Além desse trabalho, veja o que está programado para cada dia da semana:
 
Terça-feira, 09/05
Das 13h às 17h, haverá o projeto P.A.R.T.Y. (“Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth” - “Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude”) no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para alunos da Escola Estadual Professora Laís Bertoni Pereira, da Vila Palacios.
 
Os estudantes passarão por UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e enfermarias, conversarão com pacientes vítimas de acidentes (traumas) de trânsito e assistirão a palestras de conscientização sobre os riscos da imprudência ao volante.
 
O P.A.R.T.Y. oferece orientações sobre escolhas seguras a jovens do 2º e 3º anos do Ensino Médio. Desenvolvido no Canadá, é realizado em Campinas pelo HC da Unicamp, apoiado por Emdec, Centro de Referência em Reabilitação da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Três agentes e dois educadores da Emdec estarão presentes.
 
Ainda na terça-feira, às 19h, o diretor de Desenvolvimento Institucional da Emdec, Guilherme Damasceno Fernandes, apresentará o Maio Amarelo no Ciclo de Palestras de Inovação, Estratégia e Gestão Empresarial do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Campinas e Região (Sindicamp), que terá o tema “Torres de Otimização e Controle Logístico”. O Sindicamp fica na Rua Adalberto Panzan, 92, TIC.

Quarta-feira, 10/05
Entre 14h e 16h, três agentes da mobilidade urbana e três educadores da Emdec farão blitze educativas nos terminais de ônibus Central e Mercado. 
 
Às 19h, será a vez da palestra “Vidas em trânsito”, para alunos da Universidade São Francisco (USF), ministrada pelo agente da mobilidade urbana Cleber Adriano de Oliveira. A USF fica na Rua Dr. Waldemar César da Silveira, 105, Jardim Cura D'Ars.

 
Quinta-feira, 11/05

A partir das 14h, haverá palestras para funcionários do Ministério Público do Trabalho (MPT), com a seguinte programação:
 
14h às 14h30 – Mesa de abertura com Carlos José Barreiro, secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da Emdec, e Eduardo Luís Amgarten, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região.
 
14h30 – Apresentação do Movimento Maio Amarelo em Campinas pelo secretário Carlos José Barreiro.
 
15h – “Os impactos dos acidentes de trajeto para a sociedade e empresas”, por Taciana Santos, doutoranda em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp e pesquisadora do EpiGeo – FCM/Unicamp (Laboratório de Análise Espacial de Dados Epidemiológicos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp), e Mariângela Marini dos Santos Pereira, mestranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, também pesquisadora do EpiGeo – FCM/Unicamp.
 
16h – Debate.
 
16h30 – Encerramento. 
 
O evento será na Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, na Rua Umbu, 291, Alphaville.
 
A quinta-feira terá, ainda, outra edição do P.A.R.T.Y., esta realizada pela Liga do Trauma da PUC no Hospital da PUC, das 19h às 22h, para alunos da Escola Estadual Glória Aparecida Rosa Viana, do Cidade Satélite Iris II.
 
Sexta-feira, 12/05 
Às 8h30, novamente a palestra “Vidas em trânsito”, agora para funcionários da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). 
 
À noite, entre 19h e 21h30, dez profissionais da Emdec farão abordagens educativas em bares do Cambuí, dentro do tema “Álcool e direção. Combinação Fatal!”, em ruas como Dr. Emílio Ribas e Padre Almeida. Uma hora antes, das 18h às 19h, realizarão a campanha “A rua é pública”, que orienta sobre como proceder em relação aos chamados “flanelinhas”.
 
E às 20h30, no jogo Guarani x Brasil de Pelotas-RS, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, pela Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, os atletas entrarão em campo com uma faixa do movimento Maio Amarelo.
 
Sábado, 13/05
Das 9h às 12h, frequentadores do Tênis Clube receberão orientações sobre ressuscitação cardiopulmonar por alunos de medicina e profissionais da Unicamp. Na ocasião, o pessoal da Unicamp também distribuirá material da Emdec.
 
A programação completa do mês pode ser consultada no hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo.
Autor: Edgard Oliveira Jr. Última alteração em 09 de Maio de 2017 às 08:28