Notícias

ver todas
Pátio terá leilão online de 354 carros e 309 motos nesta terça-feira

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) vai leiloar nesta terça-feira (11/04), a partir das 10h, 354 automóveis e 309 motocicletas que se encontram no Pátio Municipal de Guarda e Recolhimento de Veículos, operado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Destes, 74 carros e 16 motos terão direito à documentação, ou seja, poderão voltar a circular.

É possível visitar os 663 veículos nesta segunda-feira, 10/04, das 8h às 16h, e terça-feira, 11/04, das 8h às 10h. Os automóveis estão nas instalações do Pátio junto à Sede da Emdec, na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial. Já as motos podem ser visitadas na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, Jardim São João.

O leilão é realizado pela Sumaré Leilões. No endereço eletrônico www.sumareleiloes.com.br constam fichas técnicas de todos os lotes, com fotos, detalhes e respectivos lances iniciais. Na terça-feira, através de uma transmissão online, o leiloeiro repassará lote por lote, para apurar as ofertas finais. Prevalecerá a maior oferta por cada lote e será efetivada sua venda. Para mais informações, o telefone da Sumaré Leilões é o (19) 3803-9000.

Trata-se do segundo leilão de veículos do Pátio Municipal em 2017. Em fevereiro foram leiloados 576, sendo 315 carros e 261 motos.

Neste segundo leilão, além dos 74 automóveis que terão direito à documentação, 263 serão vendidos como sucata e 17 para compactação (reciclagem). No caso das motocicletas, além das 16 que terão direito à documentação, 171 sairão como sucata e 122 destinadas à reciclagem.

Os 17 carros e as 122 motos que sofrerão compactação acompanham uma carreta no lote de número 580, que é voltado especificamente às empresas de reciclagem.

Entenda o Pátio
Segundo o Art. 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “o veículo apreendido ou removido a qualquer título e não reclamado por seu proprietário dentro do prazo de sessenta dias, contado da data de recolhimento, será avaliado e levado a leilão, a ser realizado preferencialmente por meio eletrônico”.
 
Mais de 95% dos veículos do Pátio advêm de apreensões realizadas pelas polícias Militar e Civil; o município responde por aproximadamente 5%.
 
A fiscalização dos agentes da mobilidade urbana da Emdec resulta em apreensões ao Pátio, por exemplo, por estacionamento irregular ou transporte clandestino, infrações que preveem a recolha. Outro exemplo em Campinas são as apreensões realizadas pela Guarda Municipal (GM) com base na chamada “Lei do Pancadão”.
 
O estado também apreende veículos por desrespeito à legislação de trânsito. Há diversas infrações no Capítulo XV do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que resultam em apreensão pela Polícia Militar, como dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
Já a Polícia Civil apreende em casos de furto, roubo e receptação, entre outros.
 
Para informações gerais, consulte a seção Pátio.
Autor: Edgard Oliveira Jr. Última alteração em 10 de Abril de 2017 às 14:46