Notícias

ver todas
Campinas pleiteia verba de R$ 3,3 milhões do Estado para ações em segurança viária

Campinas deve receber do Governo do Estado R$ 3,3 milhões para ações voltadas à segurança viária. A medida faz parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, inspirado na Década de Ação pela Segurança no Trânsito instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é de reduzir pela metade o número de vítimas fatais nos acidente de trânsito do estado, até 2020.

Nesta terça-feira, dia 4 de abril, o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, participou de reunião no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a equipe da Secretaria de Governo para a apresentação do programa e discussão da parceria.

Os recursos são oriundos das multas arrecadadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP); e, como determina o Artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), serão aplicados em ações e projetos nas áreas de educação, engenharia, fiscalização, sinalização, planejamento e controle do trânsito.

“Nós vamos aplicar esse novo recurso em incremento da sinalização viária, implantação de semáforos, projetos de reconfigurações geométricas e campanhas educativas. Nosso enfoque principal serão os pedestres, motociclistas e motoristas de ônibus”, revela Barreiro.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito começou em 2015, quando reuniu 15 municípios. Agora em 2017, nessa segunda rodada, haverá a ampliação do programa para outros 52 municípios do estado, totalizando 67 cidades atingidas pelo programa. Elas respondem por 62% do total de mortes no trânsito, no estado. A destinação e a definição do montante dos recursos para cada município envolvem critérios técnicos, definidos pelo programa.

A Emdec tem um prazo de 30 dias para apresentar um Plano de Ação para o Governo do Estado. Os recursos serão liberados à medida que as metas forem atingidas. Obrigatoriamente, uma das ações deve envolver os pedestres. “Nós vamos utilizar nossa experiência com o Observatório Municipal do Trânsito para elencar as ações. Também vamos convidar mais parceiros, como a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo) para ampliar nosso trabalho. Queremos ter o mesmo cuidado e resultados positivos na circunscrição de trânsito de responsabilidade do município e na de atuação do estado”, afirma o presidente da Emdec.

Acidentalidade
Anualmente, a Emdec elabora um minucioso estudo da acidentalidade no município. Todas as informações ficam disponíveis no site da empresa, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, em “Trânsito”, “Cadernos de Acidentalidade”.

Em 2015, o município registrou 88 vítimas fatais no trânsito. Em 2014 foram 96, uma redução de 8,33%. No período de 2000 até 2015, a redução de números de vítimas fatais no trânsito atingiu 19,3%.

Das 88 mortes registradas em 2015, 37 (42,0%) foram pedestres, 30 (34,1%) ocupantes de motocicletas e 21 (23,9%) ocupantes dos demais veículos.

O Governo do Estado também realiza um estudo de acidentalidade e disponibiliza todos os dados pelo Infosiga. 

 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 06 de Abril de 2017 às 16:08