Notícias

ver todas
Consulta online mostra se transportador está regularizado para prestar o serviço

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lançou um novo recurso no site para que os pais / responsáveis e estudantes consultem a situação dos transportadores escolares cadastrados no município, obtendo informações sobre validade do cadastro e inspeção do veículo. O objetivo é garantir a segurança do serviço prestado.

Basta entrar na PESQUISA DE SITUAÇÃO CADASTRAL DE TRANSPORTE ESCOLAR, onde o usuário deverá digitar o número do Cadastro Municipal de Condutores de Transportes Coletivos (COTAC Escolar) ou a placa do veículo. Esses dados ficam visíveis na parte externa do carro. Clicando em “Buscar”, serão disponibilizadas as informações de cadastro e inspeção. A pesquisa ficará permanentemente à disposição dos usuários clicando no banner “Consulta Transporte Escolar”, um dos dez localizados em Acesso Direto, na página inicial.
 
Caso haja alguma pendência, o sistema indicará o telefone (19) 3772-4085 ou o e-mail escolar@emdec.com.br, para que o interessado possa entrar em contato com a Emdec e checar a situação do operador.
 
Já as buscas por transportadores e veículos que tiveram o cadastro cancelado ou não estão cadastrados resultarão na mensagem “Não cadastrado junto à Emdec para a prestação do serviço de transporte escolar no município de Campinas”.
 
Além dessa verificação pela internet, a Emdec recomenda que os pais / responsáveis e estudantes cobrem do profissional a apresentação da carteira de identificação emitida pelo órgão, observando sua validade. Para prestar o serviço, o condutor precisa ser maior de 21 anos, possuir curso específico para transporte de escolares e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria D ou superior.
 
Deve-se contratar somente operadores cujo veículo tenha o selo de vistoria da Emdec, garantia de que passou pela análise dos itens de segurança. Esse adesivo fica no para-brisa. A inspeção é semestral. 
 
Os veículos reúnem características específicas, como cintos de segurança para todos os ocupantes, vidros com limitador de abertura, equipamento registrador de velocidade (cronotacógrafo) e faixas na cor amarela ou preta nas laterais e traseira com a inscrição “ESCOLAR”.
 
Embora não esteja prevista na legislação, a orientação é optar por transportadores que contem com monitor para auxiliar na organização da viagem.
 
Informações gerais sobre o transporte escolar constam na seção Escolar. A Emdec também produziu uma cartilha com detalhes sobre o transporte escolar para esclarecer a população.
Autor: Edgard Oliveira Jr. Última alteração em 18 de Agosto de 2017 às 15:06