Notícias

ver todas
Barreiro apresenta modernização do transporte em evento do Sindicato dos Engenheiros

O secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, ministrará palestra em São Paulo nesta quinta-feira, 01/12, sobre a modernização da gestão do transporte público. A explanação compõe a programação do seminário Warehouse – Verdadeiro tesouro de dados do sistema de operações do transporte público, realizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), por meio do Conselho Assessor de Transporte e da Mobilidade Urbana. 
 
Warehouse, na tradução do inglês, significa armazém. Representantes das áreas pública, privada e acadêmica colocarão em pauta o uso de amplos conjuntos de dados armazenados (Big Data) no planejamento, controle e operação dos sistemas de transporte público. Essas informações são colhidas através de diferentes recursos tecnológicos, como bilhetagem eletrônica, GPS (Sistema de Posicionamento Global) e imagens. Ou seja, o evento aborda o aperfeiçoamento do transporte pela tecnologia da informação.
 
Abrirá o encontro às 15h Jurandir Fernandes, coordenador do Conselho Assessor de Transporte e da Mobilidade Urbana do Seesp.
 
Na sequência, palestrarão dois gestores públicos, ambos sobre a modernização da gestão do sistema de transporte público urbano. Inicialmente Salvador Khuriyeh, diretor de Infraestrutura da SPTrans, às 15h10, e depois o secretário Barreiro, às 15h30.
 
Barreiro explicará como os dados do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, obtidos quando o usuário passa seu Bilhete Único ou Bilhete 2 Viagens no validador do ônibus, podem subsidiar pesquisas de origem e destino da população e nortear a criação e programação das linhas. O próprio desempenho do serviço pode ser analisado a partir desses registros. É possível focar em uma linha específica, grupos de linhas ou no atendimento prestado a toda uma região. O município possui atualmente 205 linhas de ônibus, com cerca de 1,1 milhão de bilhetes únicos ativos.
 
Além da bilhetagem eletrônica, Campinas já conta com o Núcleo de Monitoramento de Transporte (Numt) para rastrear e gerenciar a operação de todos os ônibus municipais em tempo real. O núcleo recebe informações do AVL (Automatic Vehicle Location, Localização Automática de Veículos) instalado nos veículos. O AVL engloba GPS (Sistema de Posicionamento Global), GPRS (comunicação via internet), o programa e a memória. Os dados do Numt também podem ser utilizados para estudar os percursos e solucionar problemas.
 
As palestras serão no auditório do Seesp, na Rua Genebra, 25, Bela Vista. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail antonio@seesp.org.br. Também está disponível o telefone (11) 3113-2641.
 
Os representantes de empresas de tecnologia vão se manifestar após Khuriyeh e Barreiro, com as seguintes palestras: “Modernização da gestão do sistema de transporte público na Região Metropolitana de São Paulo” (15h50), de Rubens Fernandes Gil Filho, diretor-presidente do Promobom Autopass; "Big Data para análise de métricas de qualidade de transporte: metodologia e aplicação" (16h10), de Ivo Eduardo Roman Pons, diretor da Scipopulis Tecnologia; e “SPNQT - Pesquisa Nacional de Qualidade do Transporte, Big Data, origem, destino e fidelização” (16h30), de Fernando Matsumoto, gerente de Produtos da Cittati Tecnologia.
 
Por fim, no âmbito da formação de profissionais, a palestra “Determinantes para absorção de tecnologias” (16h50), de Marcelo Zuffo, professor-doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).  
 
Às 17h10, as considerações finais, seguidas por perguntas e respostas (17h30) e informes da coordenação (17h50).
Autor: Edgard Oliveira Jr Última alteração em 29 de Novembro de 2016 às 12:27