Notícias

ver todas
Redução de acidentes é tema de Seminário de Educação de Trânsito

O II Seminário de Políticas Públicas de Educação para o Trânsito, realizado na manhã desta quinta-feira, 17 de novembro, no auditório do Campus Swift da Universidade São Francisco (USF), reuniu especialistas na área, educadores e gestores municipais, que discutiram sobre os avanços no combate à violência e promoção da paz no trânsito. O secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, além da abertura do evento, fez a palestra “Experiências exitosas da Emdec na prevenção de acidentes”.

Barreiro destacou a parceira da Emdec com a SAE Brasil na investigação das causas de acidentes de trânsito, usando critérios internacionais. Campinas é pioneira na América Latina a ter acesso à metodologia. No mundo, apenas Alemanha, Estados Unidos, Japão, China e Índia utilizam metodologias similares.

“A Emdec desenvolve duas grandes ações na busca da redução de acidentes e mortalidade no trânsito. São ações de planejamento e de educação que, juntas, têm a principal finalidade de preservação da vida”, afirmou Barreiro.

O vereador Gustavo Petta representou a Câmara Municipal no ato. Para o vereador, “o trabalho educativo, juntamente com as medidas restritivas, são fundamentais para o combate à violência no trânsito”.

O secretário Carlos Barreiro também salientou as conquistas seguidas na redução dos índices de acidentalidade que o município vem apresentando, na contramão dos dados nacionais, dentro do pacto assinado com a Organização das Nações Unidas (ONU), na “Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020”.

Experiências
Durante o II Seminário de Políticas Públicas de Educação para o Trânsito foram apresentados vários trabalhos. A professora Dra. Adriana Braga, consultora da Secretaria Municipal de Educação e docente da UNIFESP, falou sobre “A importância da Mobilidade Urbana Sustentável na Educação formal”. As professoras Dra. Paula Marques Braga, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da USF, e Dra. Maria José da Costa Oliveira, coordenadora do curso de Relações Públicas da Metrocamp, fizeram apresentações sobre Mobilidade Urbana nas Universidades.

Também foram apresentadas experiências positivas de educação no trânsito, como o projeto P.A.R.T.Y. - Prevenção do trauma relacionado ao uso de álcool e riscos na juventude, realizado nas escolas estaduais; e o trabalho de reconhecimento do território e impactos ambientais, feitos com os alunos da EMEI Celisa Cardoso do Amaral.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 17 de Novembro de 2016 às 15:48