Notícias

ver todas
Emdec faz ajustes nos semáforos e validadores do transporte

Em função do início do Horário de Verão, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai colocar em prática uma operação especial. A partir da meia noite do próximo domingo, dia 16 de outubro, os ponteiros dos relógios devem ser adiantados em uma hora.

A Emdec fará a atualização da rede semafórica do município, além de garantir que o ajuste seja feito nos validadores do Bilhete Único (BU) dos veículos do Sistema InterCamp. O trabalho tem o objetivo de garantir o funcionamento adequado da rede semafórica e evitar prejuízos aos usuários do cartão BU.

Transporte Coletivo
Como o horário registrado nos validadores dos veículos do Sistema InterCamp é essencial para que os cartões BU funcionem adequadamente, os validadores dos 1.232 veículos que compõem a frota do transporte público coletivo de Campinas também serão ajustados.

A atualização do horário será realizada por meio do Sistema de Garagem (V3LAN). A Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc) fará a verificação desse horário nos primeiros minutos do domingo, dia 16 de outubro.

A verificação completa somente será possível se a comunicação entre as garagens e o Sistema Central estiver funcionando adequadamente. Por isto, as concessionárias e cooperativas deverão adotar procedimentos para garantir a atualização de todos os validadores, e haverá acompanhamento especial entre as 23h de sábado, 15/10, e 6h de domingo, 16/10, para garantir o perfeito funcionamento do sistema.

Antes do início da operação, todos os veículos deverão realizar a comunicação com o Sistema de Garagem e atualizar o horário do validador. Esse procedimento deverá ser respeitado rigorosamente pelos responsáveis das empresas e cooperativas, que somente permitirão a operação dos veículos se estes realizarem sua comunicação com sucesso.

Se algum veículo apresentar problemas e a comunicação não se realizar, o veículo não poderá operar e deverá ser substituído por um reserva. Em hipótese alguma um veículo que não teve o horário de seu validador corrigido poderá ser autorizado a operar.

O objetivo é que todos os veículos do Sistema Intercamp tenham os horários de seus validadores ajustados ainda no domingo, evitando que a atualização do horário seja realizada na madrugada da segunda-feira.

Corujão
Os veículos das permissões que operam as linhas noturnas – Corujão – deverão estar na garagem da cooperativa até as 23h30 do sábado, 15/10, onde aguardarão até a meia-noite para que os validadores recebam o novo horário, adiantado em uma hora.

Após a atualização do horário no validador, o permissionário deverá, imediatamente, dirigir-se ao Terminal Mercado, onde dará início à operação, realizando a primeira viagem programada com saída desse terminal e, posteriormente, o cumprimento normal dos demais horários de viagens programados.

Semáforos
Na tarde de sábado, quatro equipes de agentes, analistas e técnicos semafóricos da Emdec vão ajustar os relógios de todos os semáforos da cidade. Este trabalho será realizado em duas etapas. Primeiro, os relógios dos controladores responsáveis por 351 cruzamentos semafóricos, que estão interligados com a Central de Controle Operacional (CCO) da Emdec, serão ajustados em tempo real, à meia noite de sábado, na própria Central.

Já o ajuste dos 180 cruzamentos semafóricos que não estão interligados à CCO deverá ser feito no sábado, 15/10, a partir das 18h, manualmente por analistas, técnicos e agentes. As equipes da Emdec vão percorrer os locais para atualização do horário. Também será realizada a manutenção dos equipamentos que apresentarem algum tipo de problema. A expectativa é de que toda a rede esteja atualizada até a meia-noite do domingo.

O trabalho é de fundamental importância. A operação dos semáforos sofre variações ao longo do dia, já que são programados para funcionar de acordo com o volume de veículos em cada período (picos da manhã, do almoço, da tarde e entrepicos).

Radares
Os equipamentos de fiscalização eletrônica também terão os relógios ajustados. Todos já foram programados e o horário será adiantado automaticamente. A ação é realizada pela empresa prestadora do serviço.

Campinas possui radares fixos de fiscalização de velocidade, e outros ficam em cruzamentos semaforizados, que detectam avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e excesso  de velocidade.


 

Última alteração em 14 de Outubro de 2016 às 16:44