Notícias

ver todas
Terminal Campo Grande retoma operação parcial até a próxima segunda, 15 de agosto

Após a conclusão das avaliações técnicas de engenharia, realizadas no início da manhã desta quinta-feira, dia 11 de agosto, no Terminal Campo Grande, a expectativa é de que o espaço volte a operar parcialmente até a próxima segunda-feira, 15 de agosto. Hoje à tarde começam os trabalhos de remoção da estrutura danificada da cobertura. Como o teto do terminal é composto por módulos, serão retiradas as duas partes comprometidas pelo acidente.

“Nossa intenção é retomar a operação no interior do terminal, mesmo que parcialmente, num curto prazo. Mas estamos tomando todo o cuidado com a segurança dos usuários. Até a remoção completa de parte da cobertura danificada, a operação de embarque e desembarque continua, emergencialmente, pelo lado externo”, revela o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

A Secretaria de Infraestrutura e a Defesa Civil dão apoio técnico aos trabalhos. Há necessidade de escoramento das pilastras de sustentação, para a remoção da cobertura, que será reformada em ambiente externo ao terminal. A expectativa da Administração municipal é de que o local esteja totalmente reparado em até trinta dias. “Queremos que a população tenha o mínimo de prejuízo, com as intervenções que serão feitas no local”, afirma Barreiro.

Entenda o caso
Na noite da última quarta-feira, dia 10 de agosto, por volta das 18h07, um ônibus da linha 2.08 – Jardim Maracanã estava estacionado ao lado externo do Terminal Campo Grande, aguardando o momento de iniciar a operação. Ao adentrar no recinto para a operação de embarque, atingiu uma pilastra de sustentação da cobertura. Na sequencia, atropelou um usuário do local, que estava na plataforma.

Com o impacto, parte da cobertura do terminal caiu sobre o veículo e outro ônibus da linha 2.03 – Campina Grande, que já estava estacionado na plataforma. Nos dois veículos ainda não havia passageiros.

A vítima, do sexo masculino, com aproximadamente 50 anos, foi socorrida por equipe do Samu para o P. S. Campo Grande. Informações iniciais são de que o homem sofreu trauma cranioencefálico e leves escoriações. O paciente já teve alta.

Após o acidente, agentes da Mobilidade Urbana da Emdec, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal foram para o local. Por questões de segurança, o Terminal Campo Grande foi evacuado. A operação é feita pelo lado externo. Uma via lateral do terminal recebe os ônibus das linhas alimentadoras, que ligam os bairros no entorno ao terminal; e a outra via, as linhas troncais, que ligam o terminal ao Centro.

A Emdec está acompanhando a investigação das causas do acidente.

Terminal Campo Grande
O Terminal Campo Grande foi inaugurado em 1990 e é ponto de parada de 17 linhas principais do sistema municipal de transporte coletivo de Campinas, além de duas linhas “filhas”. Por dia circulam pelo local uma média de 18 mil passageiros.

São noventa e seis ônibus vinculados a frota que atende o terminal, com média da circulação no local de 85 veículos por hora.

 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 03 de Outubro de 2016 às 11:39