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Prefeitura anuncia início das obras de alargamento da John Boyd Dunlop, no Florence

Um antigo sonho começa a se tornar realidade. Nesta sexta-feira, dia 1º de julho, o prefeito Jonas Donizette anunciou o início das obras de duplicação das pistas da Avenida John Boyd Dunlop, no trecho sob o viaduto da linha férrea, no Jardim Florence.

“Essa é uma dívida social. Muitos lugares de Campinas ficaram esquecidos por um tempo; e a nossa Administração tem olhado com todo carinho para esses lugares”, afirmou o prefeito Jonas durante evento na tarde desta sexta-feira, dia 1º de julho, no local. Também participaram da cerimônia o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, secretário municipais, vereadores, representantes da Rumo Logística, lideranças de bairros da região e moradores do entorno.

A obra prevê a construção de quatro pistas, totalizando oito faixas de rolamento, sendo quatro faixas por sentido. A contagem de faixas envolve as marginais.Atualmente há uma situação em que a John Boyd Dunlop vem com duas pistas de tráfego por sentido de direção, totalizando quatro faixas de rolamento, sendo duas por sentido. Quando chega na passagem de nível há um estrangulamento, ficando  apenas uma faixa de rolamento para cada sentido.

Para minimizar a situação, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza uma operação pontual de trânsito no local, no pico da manhã, entre 6h até 8h, com prioridade para o tráfego no sentido bairro – Centro. É uma forma de amenizar os congestionamentos, por conta da grande quantidade de veículos, com o mesmo destino, no mesmo horário.

Obra
A obra faz parte do alargamento da ponte da linha férrea, que está dentro da segunda fase da ampliação do viaduto ferroviário sobre a John Boyd Dunlop. No local também passará o futuro corredor do sistema de ônibus BRT Campinas - Rapidão. Futuramente serão mais duas faixas de rolamento, exclusivas para o Rapidão, sendo uma por sentido. Com o final das intervenções serão, ao todo, 10 faixas de rolamento.

As obras envolvem a concessionária da linha férrea, a Rumo, antiga América Latina Logística (ALL). Os investimentos são de R$ 3,5 milhões. A extensão da obra é de 77 metros.

“Na vida temos que trabalhar, plantar para colher frutos. Hoje nós estamos colhendo os frutos das sementes que nós estamos plantando”, avaliou o prefeito.

John Boyd Dunlop
A Avenida John Boyd Dunlop tem aproximadamente 15 quilômetros de extensão por sentido (bairro – Centro, Centro – bairro). Contabilizando os dois sentidos são cerca de 30 quilômetros. É a maior via do município e a principal ligação para a região do Distrito do Campo Grande. Por dia circulam pela avenida uma média de 59,5 mil veículos.

No sistema de transporte público coletivo municipal, 11 linhas circulam pelo local: 123; 205; 210; 211; 212; 213; 214; 220; 221; 228; e 229. São 103 ônibus vinculados à frota. E uma média de transporte de 63,5 mil passageiros/dia.

BRT
Com a obra e a futura implantação do corredor BRT Campo Grande, a Avenida John Boyd Dunlop irá sofrer uma grande transformação. O corredor irá priorizar o transporte público coletivo e será construído na área central da avenida, separando os dois sentidos de tráfego. A avenida irá ganhar estações de transferência modernas e em alguns pontos serão construídos viadutos.

O Rapidão Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí. Serão construídas 12 obras de arte (pontes e viadutos).

 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 03 de Outubro de 2016 às 11:44