Notícias

ver todas
Evento faz balanço das ações de Paz no Trânsito em Campinas

Nesta sexta-feira, dia 10 de junho, ocorre cerimônia de apresentação do balanço das ações realizadas durante o Maio Amarelo, em Campinas. O movimento pela Educação para a Mobilidade Urbana e pela Paz no Trânsito foi organizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), juntamente com vários parceiros, durante todo o mês passado.

O evento será realizado no Salão Vermelho do Paço Municipal (Avenida Anchieta, 200, Centro), a partir das 14h30; e contará com a presença do secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Foram cerca de 30 eventos, palestras, simulações e atividades educativas variadas realizadas em escolas, empresas, shoppings e universidades de Campinas. “Nossa intenção foi promover um intenso debate com a sociedade e buscar a conscientização das pessoas sobre a necessidade de atitudes mais seguras e prudentes no trânsito, com o objetivo de reduzir as mortes e os acidentes”, afirma Carlos Barreiro.

Nas empresas visitadas por equipes de educadores da Emdec foi realizada a palestra “Educação para Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito”, atingindo mais de 360 trabalhadores.

Nos shoppings D. Pedro e Unimart, milhares de pessoas receberam materiais educativos sobre segurança viária, assistiram ao teatro de fantoche ou participaram do moto check-up, realizado pelo Centro Educacional de Trânsito Honda. Também estavam disponíveis inspeções veiculares feitas pela DPaschoal e Bosch Service.

Outro ponto alto foi a simulação de acidente realizada dentro do Aeroporto Internacional de Viracopos, onde centenas de pessoas foram abordadas durante o dia pelos mímicos e educadores da Emdec.

A novidade deste ano foi a realização do projeto “Mobilidade Mais Humana: Compreender para Transformar”, junto às universidades do município.

Envolvimento
No total, quase 50 parceiros aderiram ao Movimento Maio Amarelo em Campinas, realizando desde a iluminação dos prédios com a cor amarela, esquetes, palestra para funcionários, distribuição de materiais educativos, abordagens a pedestres, teatro de fantoches, mímicos e também apoio técnico especializado.

Grandes marcas fizeram parte das ações deste ano, como Anhanguera Educacional, Bosch, Brasil Kirin, CBN, CPFL, Dpaschoal, Esamc, Guarani, Honda, Metrocamp, Parque D. Pedro Shopping, Policamp, Ponte Preta, PUC Campinas, Sanasa, Unicamp, Unimart Shopping, Unip, Unisal, USF, Viracopos, entre outras.

Reconhecimento
As instituições participantes do Maio Amarelo e seus representantes receberão da Emdec certificados com o selo “Agente da Paz no Trânsito”. “O certificado foi criado para honrar e agradecer a parceria e o trabalho realizado pela busca na redução dos índices de acidentalidade”, revela Barreiro.

O Maio Amarelo em Campinas é encampado pela Administração municipal, por meio da Emdec / Setransp, Secretaria de Saúde e Projeto Vida no Trânsito.

O Movimento nacional e internacional foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em 2014. Ele foi motivado pela Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 - 2020, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), para promover a redução em 50% dos acidentes com mortes no mundo.

 
Autor: Gil Caria e Márcio Souza Última alteração em 09 de Junho de 2016 às 16:31