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Organização internacional de sustentabilidade destaca ciclovia da Baden Powell

O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável - WBCSD (do inglês World Business Council for Sustainable Development) publicou notícia em seu endereço eletrônico, na página Mobilidade Sustentável 2.0 (www.wbcsd.org/mobility.aspx), sobre a inauguração da ciclovia Baden Powell em Campinas, no último Dia do Trabalho.
 
A Prefeitura Municipal de Campinas / Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) possui parceria com a organização, que oferece ferramentas, metodologias e princípios em prol das práticas sustentáveis. A WBCSD tem 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países, de 22 setores industriais, com 200 multinacionais parceiras. Empresas como a Pirelli a patrocinam.
 
O título da publicação, parte da seção “Acontecendo em nossas cidades”, é “Campinas lança uma nova ciclovia e calçadão para pedestres”. “Em dia de festa em comemoração ao Dia do Trabalho, a Administração municipal entregou as obras de construção da ciclovia e recapeamento asfáltico da Avenida Baden Powell, no Jardim Nova Europa”, informa o texto. 
 
Na sequência, apresenta dados técnicos: “A Ciclovia Baden Powell, com 1,7 km de extensão e 2,5 metros de largura, foi construída no canteiro central da avenida. É uma ciclovia bidirecional e ao lado foi construído passeio para a prática de caminhadas. A ciclovia recebeu iluminação fotovoltaica e lixeiras. Os investimentos foram da ordem de R$ 411 mil”. 
 
Lembra, por fim, que a Baden Powell integra o projeto Cicloviva, dentro do Plano de Mobilidade Sustentável da Prefeitura.


Mobilidade Sustentável 2.0
O Projeto de Mobilidade Sustentável 2.0 (SMP 2.0) da WBCSD envolve apenas seis cidades do planeta. Campinas, única das Américas, acompanha Lisboa (Portugal), Hamburgo (Alemanha), Chengdu (China), Bangkok (Tailândia) e Indore (Índia).
 
Em 2014, a organização levantou dados junto a órgãos públicos, incluindo a Emdec, para 21 indicadores da Mobilidade Urbana de Campinas, como acessibilidade, acidentalidade, emissão de poluentes e tempo de viagem. Essas informações compuseram uma planilha que diagnosticou a sustentabilidade no município. Entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, ainda realizou uma pesquisa online sobre mobilidade urbana, com 46 questões cujas respostas contribuíram para o planejamento da circulação na cidade. Foram respondidos 3.582 questionários, que mapearam hábitos e identificaram as prioridades da população, de forma a auxiliar na concepção do Plano Viário e desenvolver inovações nesse campo.
 
As ciclovias de Campinas
Da Fase 1 do Plano Cicloviário 2014-2016, foram entregues três ciclovias, nas avenidas Mackenzie (6.700 metros), Norte-Sul (1.330 m) e Baden Powell (1.610 m). Nesta primeira fase do plano, ainda serão contemplados os distritos, com mais 2.130 m de ciclovia em Barão Geraldo e 2.010 m em Nova Aparecida. A etapa inicial inclui, ainda, a Ciclovia Taquaral / Theodureto, entre Lagoa do Taquaral e Av. Brasil, com 1.600 m, e a Washington Luiz, com 950 m.
 
Além destas, já existem as seguintes ciclovias no município:
 
- Lagoa do Taquaral
6 km em torno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e da Praça Arautos da Paz
 
- Taquaral Anhumas
2,2 km, pelas ruas Arlindo Carpino, Dona Luísa de Gusmão e Moscou

- Amarais
1,4 km na Av. Comendador Aladino Selmi, entre a linha férrea e o Terminal Intermodal de Cargas (TIC)
 
- Barão Geraldo
1.180 metros pela Av. Professor Atílio Martini, até a Av. Martin Luther King, na Unicamp
 
- Francisco de Toledo (também em Barão Geraldo)
590 metros entre o Portão 1 da Unicamp e a Av. Oscar Pedroso Horta
 
Informações gerais sobre o Plano Cicloviário podem ser consultadas no endereço eletrônico www.emdec.com.br, na aba Mobilidade Urbana, seção Ciclovias e Ciclofaixas.
Autor: Edgard Oliveira Jr. Última alteração em 31 de Maio de 2016 às 15:05