Notícias

ver todas
Próximo plantão para verificação de taxímetros pelo Ipem será dia 19/02

A segunda data em fevereiro para aferição dos taxímetros de Campinas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) será sexta-feira, dia 19. Trata-se do quarto plantão do Ipem neste ano. Ainda não foi publicada a data da verificação anual obrigatória dos taxímetros, afinal não são todos que passarão pelos plantões.

Quando o taxista substitui o veículo e reinstala o taxímetro – ou na eventualidade de o aparelho ter sido consertado – precisa fazer nova aferição. É por isso que há datas ao longo do ano, os chamados plantões. Mas todos os taxistas precisam realizar ao menos uma verificação no ano.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que gerencia o serviço de táxi no município, mantém na seção Táxi o calendário definido pelo Ipem para aferição dos taxímetros. As próximas datas serão as seguintes:
 
Fevereiro: 19
Março: 4 e 18
Abril: 1, 15 e 29
Maio: 13 e 25
Junho: 3 e 17
Julho: 1, 15 e 29
Agosto: 12 e 26
Setembro: 9 e 23
Outubro: 7 e 21
Novembro: 4 e 18
Dezembro: 2 e 16

Os taxistas devem agendar a verificação pelo endereço eletrônico www.ipem.sp.gov.br. O telefone para informações é o (19) 3272-9720, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A aferição é feita na Av. Paulo Corrêa Viana, 528/538, Parque Jambeiro.

O passageiro pode conferir se o taxímetro foi avaliado atentando a dois detalhes: o lacre amarelo do Ipem, que impede acesso não autorizado ao mecanismo do instrumento, e o selo holográfico com o ano de validade. Irregularidades devem ser denunciadas à Emdec pelo número (19) 3772-1517. É preciso informar a placa do táxi ou o número do prefixo.

Campinas possui atualmente 992 táxis convencionais, 40 executivos e 20 acessíveis. Consulte as tarifas vigentes.

Entenda a aferição
Segundo definição do Almanaque do Ipem-SP (http://ipemsp.wordpress.com/tudo-sobre-taxi), “O taxímetro é um instrumento que mede a distância que o táxi percorre e também o tempo em que o veículo fica parado quando em serviço (aguardando um passageiro, por exemplo). É pela distância percorrida (e o tempo gasto quando o táxi não está em movimento) que o taxímetro calcula automaticamente o valor a ser pago”.
 
A Emdec/Secretaria Municipal de Transportes outorga as permissões, regulamenta, organiza e fiscaliza o transporte individual de passageiros em veículos de aluguel em Campinas, mas aferir os taxímetros é atribuição do Ipem. O propósito é manter atualizada a tarifação do equipamento, baseada em tempo e quilometragem, garantindo que o usuário pague o valor correto pela corrida.
Autor: Edgard Oliveira Jr. Última alteração em 15 de Fevereiro de 2016 às 09:53