Notícias

ver todas
Operação conjunta GM – Emdec apreende quatro veículos do Uber

Durante operação especial conjunta entre Guarda Municipal (GM) e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), realizada na tarde desta sexta-feira, 29 de janeiro, foram apreendidos, até as 17h, quatro veículos que realizavam transporte remunerado clandestino de passageiros com a utilização do aplicativo Uber. Os motoristas receberam multa no valor de R$ 3.100,60; e os carros foram recolhidos ao Pátio Municipal.

A operação foi deflagrada após trabalho de inteligência do Gabinete do Prefeito, que identificou os veículos. As apreensões foram feitas na região do Cambuí. O primeiro veículo recolhido foi um Azera prata, na região da Maria Monteiro com a Conceição. Também na Maria Monteiro, agora na aproximação da Barreto Leme, foi recolhido um Linea chumbo.

A terceira apreensão foi de um Corolla preto, na General Osório, altura do Centro de Convivência. O veículo, antes de seguir ao Pátio, foi encaminhado ao 1º Distrito Policial (DP) para registro de Boletim de Ocorrência (BO), pelo Grupo de Apoio Especial (GAE) da GM, por conta da atitude do motorista. O quarto veículo, um IX35 branco, foi apreendido na Avenida Júlio de Mesquita, no cruzamento com a Ferreira Penteado.

“Este é o resultado inicial do nosso trabalho e uma resposta da Administração municipal ao transporte clandestino. Vamos continuar atuando de forma efetiva, intensificando, cada vez mais, a fiscalização. Utilizando o trabalho do nosso pessoal de inteligência, em parceria com a Guarda Municipal, atuaremos com o rigor da Lei”, garantiu o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Lei
A Lei Municipal nº 13.775 define como clandestino qualquer tipo de transporte individual de passageiros que concorra com o serviço de táxi, sem autorização da Emdec. Nesse caso, as medidas previstas são apreensão do veículo ao Pátio Municipal e multa de mil UFIC’s (Unidade Fiscal do Município de Campinas), o que corresponde a R$ 3.100,60.

A liberação do veículo, do Pátio, também ocorre somente com o prévio pagamento de multas, taxas, despesas com remoção e estadia.

Ações
Nesta sexta, a Emdec iniciou ações especiais de combate ao Uber. Um canal direto de comunicação, pelo telefone (19) 3772-1517, recebe as denúncias sobre o transporte clandestino. As informações são imediatamente repassadas para equipes de agentes da Mobilidade Urbana em campo, criadas especificamente para coibir o Uber. O telefone da Emdec atende 24h por dia, todos os dias da semana. A fiscalização em campo também é feita 24h por dia.

Já na próxima semana, a população também terá no site da Emdec (www.emdec.com.br) um espaço exclusivo para denúncias sobre o Uber.


Autor: Márcio Souza Última alteração em 29 de Janeiro de 2016 às 18:49